TERÇA 19.10.10

23h30 SBT - Pânico na Estrada
(Road Rage, Canadá, 2000)- feito para a TV
Direção: Sidney J Furie
Elenco
: Casper Van Dien, Danielle Brett, Joseph Griffin, Catherine Oxenberg
Sinopse: Para Jim e Sônia, a volta pra casa é marcada por um incidente na estrada, quando Jim fecha uma pick up e quase provoca um acidente. O motorista da pick up não parece satisfeito com um mero pedido de desculpas, então o casal é obrigado a mudar de planos e é iniciada uma fuga para despistar o motorista que os persegue incansavelmente.

CULTURA DOCUMENTÁRIOS
23h30 TV Cultura - Elevado 3.5
(Brasil, 2007)
Direção: Paulo Pastorelo , Maíra Bühler, João Sodré
Sinopse
: O dia-a-dia do Elevado Costa e Silva (SP),mais conhecido como ‘minhocão’. O filme mostra os moradores da região, e as pessoas que por ali passam.
"*Com exaustivas imagens corridas da extensão do elevado e o intercalar de imagens de arquivo e atuais do local, o longa-metragem deixa claro o vazio que se apoderou da região após a implementação da obra por Paulo Maluf nos anos 70. Os comércios envelhecidos e sem clientes, dão a impressão de abandono e criam um ambiente à parte do resto da cidade. A aparência decadente, em comparação com as histórias de como essas ruas eram frequentadas no passado, se remete a fala de um dos personagens, que se sente fora de época.
A escolha de uma fotografia mais escura, sem utilizar muitas luzes artificiais como apoio, também contribui para o clima de desamparo. Há uma grande preocupação por parte dos diretores em enquadrar as janelas que dão para a construção, fazendo uma relação não apenas com a invasão do barulho, mas também com o limite entre privado e público que nesse espaço parecer ser muito tênue.
Entre apartamentos minúsculos e espaços enormes, o Minhocão apresenta todo tipo de personalidades, que vão de famílias antigas, pessoas simples até alfaiates, travestis e artistas. Elevado 3.5 lembra um pouco "Edifício Máster" de Eduardo Coutinho, com o grande diferencial da experiência do diretor do segundo. Enquanto Coutinho consegue extrair momentos interessantíssimos de seus personagens, neste longa-metragem nem sempre os diretores têm a mesma sorte. O filme começa com personagens que prometem histórias curiosas, no entanto nem sempre consegue se tirar muito deles. Ao longo do filme os protagonistas vão se tornando mais interessantes, mais abertos, o que conseqüentemente também vale para o filme.
Ainda que com esta impressão de melancolia e tristeza, o Minhocão já faz parte da cidade, bem como essas pessoas fazem parte da história deste elevado, ou seja, por mais que muitas vezes concordem com os problemas que o elevado apresenta, não conseguem imaginar a cidade sem ele, bem com suas vidas fora dele.
Elevado 3.5 consegue captar este clima de solidão e acolhimento ao mesmo tempo, mas não consegue deixar de ser enfadonho em alguns momentos. O que falta talvez seja a experiência, ou talvez a sorte de conseguir bons personagens. Visto de cima do Elevado o documentário talvez consiga explicitar essa relação observador-observado tão característica desse espaço, uma vez que as janelas assistem ao filme que as assiste, porém no cinema essa sensação se esvai e mantem-se apenas o vazio da história de vida desses personagens."
(Por Cecília De Nichile, Almanaque Virtual)

Nenhum comentário: