Corpo Presente

(Brasil, 2012)
Direção: Marcelo Toledo Paolo Gregori
Elenco: Mario Casalli, Raissa Gregori, David Cardoso, Darlene Glória
Sinopse: Cynthia adora dançar. Garota de programa, trabalha à noite numa boate da Rua Aurora, no centro da cidade. À tarde, é manicure em um pequeno salão de beleza. Esta juntando dinheiro para estudar butô no Japão.

Beatriz é uma jovem decidida, porém alienada. Operária falsamente engajada, adora tatuagens. Mãe solteira, vive com a avó e namora um operário anarco punk. Seu corpo é encontrado às margens do Tietê. As circunstâncias de sua morte permanecem desconhecidas.

Alberto é um agente funerário, que tenta fugir da realidade com o uso de remédios calmantes, estimulantes e do sexo. Busca constantemente o risco. Deve dinheiro a um estranho agiota.

Sem muitas perspectivas, mas com muitos desejos e alguma esperança, eles enfrentam as noites sem dormir direito, a alimentação improvisada, a montanha russa financeira, o caos urbano, as relações incertas, tudo em troca de alguns lampejos de realização dos sonhos. Embora inconformados, têm o campo de ação muito limitado.

O filme acompanhará um mesmo dia na vida destes quatro personagens, quando seus conflitos vêm à tona. À noite, cai uma tempestade, tornando a vida na cidade caótica e desordenada.

Diferente de outros filmes com múltiplos personagens e histórias cruzadas, no filme Corpo Presente as trajetórias dos personagens nunca se encontram, buscando assim criar uma impressão de aleatoriedade, representativa das milhões de vidas se desdobrando simultaneamente. O cenário é São Paulo, uma das mais densamente povoadas cidades modernas.

Apesar do comportamento nada impecável, e às vezes até mesmo imoral, os personagens não são maus: são meros sobreviventes. Lutam em condições geralmente adversas, embora longe do abismo e da miséria.

O tema do filme relaciona-se à criação, pelos personagens, de uma segunda vida, paralela à existência real. Nela buscam viver os sonhos e fantasias que são incapazes na vida real.

Estreou no dia 11 de outubro de 2013 somente no Espaço Itaú – Frei Caneca

http://www.corpopresente.com.br/


trailer

Nenhum comentário: