O Engenho de Zé Lins




Documentário - 85 min.

Direção: Vladimir Carvalho

Sinopse: Intercalando depoimentos de amigos como Rachel de Queiroz e Tiago de Melo, e mais Ariano Suassuna, Carlos Heitor Cony, Sávio Rolim (o ator que viveu o menino de engenho no filme homônimo de Walter Lima Jr.), e sobreviventes da decadência dos engenhos, o filme revela a extrovertida e sensível alma de José Lins do Rego, até hoje injustiçado pela crítica e pelas editoras.

No Colégio Estadual José Lins do Rêgo, em Pilar, cidade natal do escritor, os alunos não sabem quem foi José Lins, que nasceu em 3 de junho de 1901, e nunca leram um de seus livros.

Zé Lins retratou o universo onde cresceu em "Menino de Engenho" (1932), e em outros de seus livros com temática ligada ao ciclo da cana-de-açúcar, até sua maturidade. O "Engenho de Zé Lins" recupera o único registro em áudio do autor (uma entrevista a uma rádio portuguesa em 1956), intercala imagens do filme de Walter Lima Jr., lembra a história pouco conhecida do assassinato acidental de um amigo pelo autor, e o caso afetivo e de grande amizade entre ele e Gilberto Freyre, que acreditava ser seu mentor intelectual. E ainda há os momentos impagáveis do flamenguista fanático tirando sarro com os amigos no Maracanã, e outros emocionantes, como a lembrança do autor internado, a receber visitas de anônimos torcedores do rubro-negro que queriam se despedir de um dos mais fervorosos deles.

José Lins do Rego morreu de cirrose hepática por complicações de esquistossomose, aos 56 anos, no Rio de Janeiro, em 12 de setembro de 1957.





Nenhum comentário: