QUINTA 11.07.13


CLUBE DO FILME
22h TV Cultura - O Nome da Rosa
(Der Name Der Rose, Alemanha, 1986)
Direção: Jean-Jacques AnnaudRoteiro de Andrew Birkin, Gérard Brach, Howard Franklin e Alain Godard, baseado em livro de Humberto Eco. Elenco: Sean Connery (William de Baskerville), Christian Slater (Adso von Melk), Helmut Qualtinger (Remigio da Varagine), Elya Baskin (Severinus), Michael Lonsdale (Abade), Volker Prechtel (Malachia), Feodor Chaliapin Jr. (Jorge de Burgos), William Hickey (Ubertino da Casale), Michael Habeck (Berengar), Urs Althaus (Venantius), Valentina Vargas (Garota), Ron Perlman (Salvatore), Leopoldo Trieste (Michele de Cesena), Franco Valobra (Jerome de Kaffa), Vernon Dobtcheff (Hugh de Newcastle), Donald O'Brien (Pietro d'Assisi), Andrew Birkin (Cuthbert de Winchester), F. Murray Abraham (Bernardo Gui).
Sinopse: Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália.
William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Considerando que ele não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado.
Bastidores: - Ganhou dois prêmios no BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Ator (Sean Connery) e Melhor Maquiagem.
- Ganhou o César de Melhor Filme Estrangeiro.

Nenhum comentário: