TERÇA 15.05.12


CINE ESPETACULAR
22h45 SBT - A Fantástica Fábrica de Chocolate
(Charlie and the Chocolate Factory, EUA, 2005) Exibição em HD
Direção: Tim Burton
Roteiro de John August, baseado em livro de Roald Dahl. Elenco: Johnny Depp (Willy Wonka), Freddie Highmore (Charlie Bucket), David Kelly (Vovô Joe), Helena Bonham Carter (Sra. Bucket), Noah Taylor (Sr. Bucket), Missi Pyle (Sra. Beauregarde), James Fox (Sr. Salt), Deep Roy (Oompa Loompa), Christopher Lee (Dr. Wonka), Adam Godley (Sr. Teavee), Franziska Troegner (Sra. Gloop), AnnaSophia Robb (Violet Beauregarde), Julia Winter (Veruca Salt), Jordon Fry (Mike Teavee), Philip Wiegratz (Augustus Gloop).
Sinopse: Os créditos de abertura do filme mostram cenas da fabricação dos chocolates dentro da fábrica de Willy Wonka, desde as bandejas com chocolate derretido até o processo de embalagem e distribuição em caminhões.
Charlie mora num casebre com seus pais e seus quatro avós, que dividem a mesma cama de casal. Seu pai trabalha como “tampador de creme dental” numa fábrica e sua mãe fica em casa preparando a sopa de repolho de cada dia. Um dos avôs de Charlie trabalhou na fábrica de Willy Wonka há anos atrás. A fábrica foi fechada porque o sucesso das receitas estava levando os chocolateiros concorrentes a apelar para a espionagem e para o roubo das idéias de Willy.
Anos depois, a fábrica voltou a produzir chocolates, mas de um modo um tanto misterioso: ninguém entra e ninguém sai da fabrica, a não ser os doces já embalados e prontos para seguirem aos seus destinos ao redor do mundo.
Certa manhã, Charlie lê num anúncio colocado num poste a notícia da promoção Wonka: haviam sido colocados cinco bilhetes dourados em cinco chocolates Wonka que dariam direito,a quem os encontrar, de visitar, durante um dia, a fábrica de Willy Wonka. Uma das cinco crianças ainda teria direito de receber um “prêmio especial”.
Um a um, vão aparecendo os bilhetes ao redor do mundo: o comilão Augustus Gloop, a mimada Veruca Salt, a viciada em chicletes Violet Beauregarde e o agressivo videomaníaco Mike Teavee.
Enquanto isso, Charlie via suas chances de encontrar o bilhete irem diminuindo. A barra de chocolate que ele recebeu como presente adiantado de seu aniversário não tinha o bilhete premiado. A segunda barra, que seu avô o ajudou a comprar com as economias de anos, também não trouxe o bilhete premiado.
Surgiu a notícia de que o quinto bilhete havia sido encontrado na Rússia, mas depois seria desmentido, pois o bilhete era falso.
A esta altura, o pai de Charlie passava por dificuldades financeiras, já que havia sido demitido e substituído por uma máquina tampadora de cremes dentais.
Eis que Charlie encontra no meio da neve uma nota de dez dólares e corre para a bomboniére mais próxima, compra uma barra de chocolates Wonka e encontra, finalmente, o bilhete premiado. Recebe propostas para vender o bilhete mas as recusa, seguindo o conselho do vendedor da bomboniére. Porém, ao chegar em casa decide que precisa vender o bilhete para ajudar nas despesas da família, que passava por grandes dificuldades. Porém o avô de Charlie diz mais ou menos isso: “de dinheiro o mundo está cheio, mas bilhetes premiados só existem cinco.”
Willy Wonka é filho de um dentista. Durante a infância usava estranhíssimos aparelhos dentários e era proibido por seu pai de provar caramelos, balas, pirulitos e chocolates. Até que um dia rebelou-se e provou seu primeiro doce. A partir daí, tornou-se um apaixonado por chocolates, criando receitas inovadoras e construindo um império, sendo chamado até por reis para fabricar castelos de chocolate. Após passar quinze anos trancado na fábrica resolveu abri-la para visitação e para encontrar um herdeiro para seu império. A fábrica de Willy Wonka é abastecida por um rio de chocolate misturado por uma cachoeira de chocolate. Tudo lá é comestível, até o próprio Wonka. Os Oompa-Loompas são os trabalhadores locais, que fazem de tudo por lá: números musicais, trabalhos braçais, assistência psicológica e técnica. Um a um, os visitantes vão sendo eliminados da disputa pelo prêmio especial de Wonka. O guloso Augusto Gloop cai no rio de chocolate, a apaixonada por chiclete Violet Beauregarde experimenta uma receita não acabada de chiclete-refeição e vira uma grande amora azul, a mimada Veruca Salt tenta pegar um esquilo escolhedor de nozes e vai parar no incinerador de lixo e o hiperativo Mike Teavee tenta se teletransportar e é reduzido a uma espécie de pequeno polegar. Por eliminação, Charlie Bucket receberia o prêmio especial.
Porém, ao saber que Willy deseja que o herdeiro de seu império abandone a família e passe a viver isolado na fábrica de chocolate, Charlie recusa a proposta e decide ficar com a família. Após uma consulta com o psiquiatra Oompa-Loompa, porém, Willy Wonka resolve ir visitar seu pai dentista que não via há anos. Essa visita muda a relação de Willy com seu pai, e ele começa a entender melhor os sentimentos de Charlie com relação à sua família.
Bastidores: - Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Figurino.
- Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator - Comédia/Musical (Johnny Depp).
- Recebeu 4 indicações ao BAFTA, nas categorias de Melhor Maquiagem, Melhor Direção de Produção, Melhor Figurino e Melhores Efeitos Especiais.
- Recebeu uma indicação ao Grammy de Melhor Canção - Filme ("Wonka's Welcome Song").

Nenhum comentário: