Os Doze Trabalhos

Os Doze Trabalhos
(Brasil, 2006) Exibição em HD
90 min.
Direção: Ricardo Elias
Roteiro
de Ricardo Elias, baseado em roteiro original de Ricardo Elias e Cláudio Yoshida e com a colaboração de Hilton Lacerda e Arthur Autran. Elenco: Sidney Santiago (Héracles), Flávio Bauraqui (Jonas), Vera Mancini (Roseli), Vanessa Giácomo (Simone), Francisca Queiroz (Francisca), Cacá Amaral (Sr. Ernesto), Lucinha Lins (Carmem), Luiz Baccelli (Seu Moreira), André Luís Patrício (Maguila), Eduardo Mancini (Mano Véio), Ígor Zuvela (Enfermeiro), Luciano Carvalho (Doze Pino), Thiago Moraes (Marcinho), Paulo Américo (Catatau), Da Lapa (Porteiro), Manoelita Lustosa (D. Cleide), Carlos Meceni (Dr. Souza), Marino Varesio (Adriano), Thaís Trulio (Diana), Marcelo Pio (Flávio), Guilherme Santos Alencar (Armstrong), Daniel Amorim (Natanael), Kelvin Christian (Pepe), Giovanni Delgado (Joilson), Sérgio Mastropasqua (Guarda Gonçalves), Giulio Lopes (Guarda), Luiz Amorim (Guarda), Miriam Amadeo (Menina abduzida), Yara de Novaes (Mãe), Raíssa Medeiros (Menina).
Sinopse: -Por quanto tempo você ficou internado na FEBEM?
-Dois anos.
-E saiu faz quanto tempo?
-Dois meses.
-Seu nome?
-Herácles.
-Bem, vamos fazer um teste. Você vai fazer entregas por um dia. Se der tudo certo, eu contrato você.
O adolescente Herácles conseguiu, com a ajuda de seu primo Jonas, uma chance para trabalhar como motoboy na Olimpia Express, a firma de entregas do sr. Moreira.
Herácles, que mora na periferia da zona norte de São Paulo e gosta de desenhar e de imaginar histórias, estava afim de começar uma vida nova, depois de ficar na FEBEM por envolvimento com roubo de veículos.
No dia-teste, Jonas apresenta o primo para os seus companheiros motoboys: Mano Véio, Enfermeiro, Doze Pinos, Marcinho e Catatau. Herácles também fica conhecendo sua chefe, a supervisora Roseli, responsável por distribuir as tarefas entre os motoboys. Ela dá algumas instruções:
"-O trabalho é fácil, mas tem que ter disciplina. Não pode perder nenhuma entrega, não pode atrasar, não pode fazer serviço pessoal no horário do serviço nem ficar jogando fliperama. Se não souber o endereço, tem um Guia de Ruas lá no armário. Mas não é pra perder o Guia. Não esqueça de trazer o recibo do escritório assinado."
Durante aquele dia que Herácles queria que fosse o início de um novo rumo de sua vida, ele teria pela frente tarefas aparentemente simples (entregar uma ordem de despejo e um pedido de divórcio, comprar e levar os remédios de uma professora aposentada, carimbar o protocolo de entrega de um documento numa repartição pública, acompanhar um senhor ao médico) mas que constituiriam em pequenos desafios dada a inexperiência dele em lidar com algumas situações (pedido de serviços extras dos clientes, "quebra-galhos" para companheiros de trabalho, multas de trânsito dadas por fiscais corruptos, detectores de metais pouco funcionais em sistemas de segurança, o preconceito racial e profissional e a violência no trânsito da cidade).
Os 12 Trabalhos faz um retrato em movimento de São Paulo. Herácles representa de certa forma um herói como cada um dos habitantes da classe trabalhadora dessa metrópole que convive no dia-a-dia com o trânsito caótico, a burocracia, o stress, o preconceito, a corrupção, o mau-humor, a violência, a frieza e um desejo enorme de soltar um grito de liberdaaaaaaaaade entalado na garganta.
Estreou nos cinemas no dia 9 de março de 2007.
Bastidores: - Ganhou o Troféu Redentor de Melhor Ator (Sidney Santiago), no Festival do Rio.
- Ganhou 5 prêmios no Cine PE - Festival do Audiovisual, nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Ator (Sidney Santiago), Melhor Ator Coadjuvante (Flávio Bauraqui), Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora.
- Ganhou o prêmio de 3º Melhor Filme, no Festival de Havana.

Nenhum comentário: