Última Parada 174
(Brasil, 2008)
Direção: Bruno Barreto
Elenco: Michel Gomes, André Ramiro, Cris Vianna, Marcello Melo Jr., Gabriela Luiz, Anna Cotrim, Tay Lopez, Douglas Silva, Rafael Logan. Sinopse: O filme foi inspirado na trajetória de Sandro Nascimento, o menino de rua que virou notícia duas vezes ao longo de seus 22 anos de vida. Da primeira vez, quando sobreviveu ao ataque do esquadrão da morte que matou um grupo de meninos acampados na Candelária, no centro do Rio de Janeiro. E em 2000, quando sequestrou o ônibus que percorria a linha 174 e foi morto com a última remanescente dos reféns por causa de uma ação desastrada dos policiais encarregados do caso.
Estreou no dia 24 de Outubro de 2008. Notas da Crítica: Pedro Butcher, Guia da Folha: 3/4 Neusa Barbosa, Cineweb: 3/5 Sergio Rizzo, Guia da Folha: 2/4 André Tag, Almanaque Virtual: 2/5 Cassio Starling Carlos, Guia da Folha: 1/4 Christian Petermann, Guia da Folha: 1/4
SESSÃO DA TARDE 15h08 Globo - Sexta-Feira Muito Louca (Freaky Friday, EUA, 2003)
Direção: Mark S. Waters Roteiro de Heather Hach e Leslie Dixon, baseado em livro de Mary Rodgers. Elenco: Jamie Lee Curtis (Tess Coleman), Lindsay Lohan (Anna Coleman), Mark Harmon (Ryan), Harold Gould (Avô), Chad Michael Murray (Jake). Sinopse: A dra. Tess Coleman e sua filha de 15 anos, Anna, não estão se entendendo bem. Não chegam a um acordo quanto à roupa, cabelo, música e, obviamente, quanto aos homens. Numa quinta-feira de manhã, a situação atinge o limite. Anna está enraivecida porque a mãe não apóia suas aspirações musicais e Tess, uma viúva prestes a se casar pela segunda vez, não consegue entender porque Anna não tolera o seu noivo. Subitamente tudo se modifica quando dois biscoitos da sorte chineses, idênticos, causam um pequeno desastre. A manhã seguinte, uma sexta-feira, transforma-se em caos, quando mãe e filha se vêem no corpo uma da outra. Enquanto passam longos momentos vivendo vidas trocadas, desenvolvem um novo respeito pelo ponto de vista uma da outra. Mas, com a proximidade do casamento de Tess, no sábado, as duas precisam encontrar um modo rápido de desfazer a troca. Bastidores: - Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Atriz - Comédia/Musical (Jamie Lee Curtis).
- Ganhou o MTV Movie Awards de Melhor Revelação Feminina (Lindsay Lohan).
Rei Arthur
(King Arthur, Estados Unidos/Irlanda, 2004)
Direção: Antoine Fuqua
Elenco: Clive Owen, Keira Knightley, Hugh Dancy, Ioan Gruffudd, Stephen Dillane Sinopse: Os historiadores concordam que a lenda do século XV do Rei Arthur e seus cavaleiros surgiu de um herói verdadeiro que viveu mil anos antes, no período chamado de Idade das Trevas.
Descobrimentos arqueológicos recentes revelam dados de sua identidade.
Por volta de 300 d.C., o Império Romano estendia-se da Arábia até a bretanha. Mas eles queriam mais. Mais Terras. Mais gente fiel e subserviente a Roma. Mas não havia povo mais importante a ser conquistado que os poderosos sármatas ao leste.
Milhares morreram naquele campo de batalha. Quando a fumaça dissipou-se no quarto dia, os únicos sármatas vivos eram membros da dizimada mas lendária cavalaria. Impressionados com sua bravura, os romanos pouparam suas vidas. Em troca, esses guerreiros foram incorporados ao exército romano. Antes tivessem morrido naquele dia. Como parte da barganha, empenharam não só a si mesmos, mas também os seus filhos, e os filhos de seus filhos, para servir ao império como cavaleiros.
Lancelot (Ian Gruffudd) e seus companheiros tinham seu posto na parte meridional da Bretanha, separada por uma muralha de 120km construída 300 anos antes para proteger o império dos guerreiros nativos do norte.
Os cavaleiros apresentaram-se ao comandante romano da Bretanha (Clive Owen), batizado em homenagem ao primeiro Artorius, ou Arthur.
O norte da Bretanha, ocupada por nativos, está sendo atacada pelos saxões. Roma emitiu uma ordem final para Arthur e seus homens. Devem resgatar a família de Marius Honorius ao norte, e regressarem, especialmente com Alecto, o filho de Marius. Alecto é o afilhado favorito do Papa, e seu discípulo. Seu destino é se tornar bispo, ou talvez, até mesmo Papa.
Estreou no dia 17 de setembro de 2004 em São Paulo.
(Brasil, 2011)
Direção: Selton Mello Elenco: Selton Mello (Benjamim / Palhaço Pangaré), Paulo José (Valdemar / Palhaço Puro Sangue), Giselle Motta (Lola), Teuda Bara (Dona Zaíra), Fabiana Karla, Álamo Facó (João Lorota), Cadu Fávero (Tony Lo Bianco), Erom Cordeiro (Robson Felix), Hossen Minussi (Chico Lorota), Moacyr Franco, Ferrugem, Jorge Loredo, Larissa Manoela (Guilhermina).
"Cada Um deve fazer o que sabe. O gato bebe leite, o rato come queijo. Eu sou palhaço." Sinopse: Benjamim (Selton Mello) e Valdemar (Paulo José) formam a fabulosa dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue.
Benjamim é um palhaço sem identidade, CPF e comprovante de residência. Ele vive pelas estradas em caravana na companhia da divertida trupe do Circo Esperança. Como filho do dono e administrador do Circo, cabe a ele se preocupar com todos os detalhes desde o alvará de funcionamento até o sutiã arrebentado da Dona Zaíra (Teuda Bara), passando pelos agrados ás autoridades locais.
Se no picadeiro Pangaré faz todo mundo rir, fora dele Benjamim acha que perdeu a graça e que a vida perdeu a graça - sua única obsessão é comprar um ventilador.
Bastidores: - Vencedor do Festival de Cinema de Paulínia 2011 nas categorias de melhor direção em ficção, melhor roteiro e melhor ator coadjuvante (Moacir Franco);
- Anunciado em 20/09/12 como o representante brasileiro na disputa por uma vaga para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2013. A escolha foi feita por uma comissão formada por Ana Paula Santana (secretária do audiovisual do ministério da Cultura), o cineasta Flávio Tambellini e o crítico José Geraldo Couto.
Indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro nas categorias:
* Melhor longa-metragem de ficção com Selton Mello. Produção: Vania Catani por Bananeira Filmes
* Melhor direção com SELTON MELLO
* Melhor ator com SELTON MELLO como Benjamim/Palhaço Pangaré
* Melhor atriz coadjuvante com FABIANA KARLA como Tonha
* Melhor ator coadjuvante com PAULO JOSÉ como Valdemar/Palhaço Puro Sangue
* Melhor direção de fotografia com ADRIAN TEIJIDO, ABC
* Melhor direção de arte com CLAUDIO AMARAL PEIXOTO
* Melhor figurino com KIKA LOPES
* Melhor maquiagem com MARLENE MOURA e RUBENS LIBÓRIO
* Melhor roteiro original com MARCELO VINDICATTO e SELTON MELLO
* Melhor montagem ficção com MARILIA MORAES e SELTON MELLO
* Melhor som com GEORGE SALDANHA, LUIZ ADELMO e PAULO GAMA
* Melhor trilha sonora original com PLÍNIO PROFETA
Música Tema de Plínio Profeta
Encerramento do filme O Palhaço (2011), com o sucesso de Nelson Ned Tudo Passará
SESSÃO DA TARDE
15h Globo - FOOTLOOSE – RITMO CONTAGIANTE
(Footloose, EUA, 2011)
Direção: Craig Brewer Elenco: Kenny Wormald, Julianne Hough, Dennis Quaid, Andie Macdowell, Miles Teller, Ray Mckinnon Sinopse:
Ren Maccormack se mudou há pouco tempo para uma cidade do interior do país. Por se apaixonado pela dança, o jovem enfrenta problemas com o reverendo Shawn Moore, que a considera um grave pecado. Tudo se complica quando Ren se apaixona pela filha do Severo Pastor.
(Brasil, 2011)
Direção: Alain Fresnot Elenco: Lima Duarte, Caco Ciocler, Marisol Ribeiro, Robson Nunes, Luana Piovani e Ailton Graça. Sinopse: Uma família começa a ter diversos problemas financeiros. E tem uma ideia de usar a filha Lindinha (Marisol Ribeiro) para aplicar um golpe, inventando que está gravida para uma vitima. O alvo é Ivan Carlos (Caco Ciocler), um astro da música brega que enlouquece suas fãs ao rebolar usando calça justa ao som do xique, ritmo musical em alta. Desta forma, Lindinha, seus pais (Lima Duarte e Vera Holtz) e até seu irmão, um pastor evangélico, Webster (Robson Nunes) passam a acompanhar a agenda de shows de Ivan Carlos, de forma a fazer com que ela tenha um encontro com o cantor no dia mais propício para que engravide. Eles só não contavam com Jennifer (Luana Piovani), a esposa ciumenta do cantor.
SESSÃO DA TARDE
15h09 Globo - O Amor É Cego
(Shallow Hal, EUA, 2001)
Direção: Eter Farrelly/Bobby Farrell Elenco: Jack Black, Gwyneth Paltrow, Jason Alexander, Sascha Knopf, Libby Langdon, Sasha Neulinger Sinopse: Hal (Jack Black) é um homem que segue à risca o conselho de seu pai e apenas se interessa por mulheres que tenham um físico perfeito. Mas tudo muda quando ele por acaso se encontra com Anthony Robbins, um guru de auto-ajuda que o hipnotiza e faz com que ele apenas possa visualizar a beleza interior das mulheres, em detrimento de seu físico. Sem saber que está sob o efeito de hipnose, Hal então se apaixona por Rosemary (Gwyneth Paltrow), uma mulher obesa que é vista por ele como se fosse uma verdadeira deusa. Até que, após ser retirado da hipnose por seu amigo Mauricio (Jason Alexander), ele passa a ver como Rosemary é de verdade fisicamente e precisa tomar uma decisão sobre seu relacionamento com ela. TELA QUENTE
22h59 Globo - O Último Desafio
(The Last Stand, EUA, 2013)
Direção: Kim Jee-Woon
Elenco: Arnold Schwarzenegger, Genesis Rodriguez, Luis Guzmán, Peter Stormare, Jaimie Alexander, Forest Whitaker, Rodrigo Santoro, Harry Dean Stanton, Johnny Knoxville, Zach Gilford,
Sinopse: O xerife Ray Owens (Arnold Schwarzenegger) é um homem que, após participar de uma operação policial extremamente malsucedida, desiste de tudo e vai para a pequena cidade de Sommerton Junction combater o crime, praticamente inexistente naquela região. Porém, tudo muda quando um dos prisioneiros mais perigosos do FBI consegue fugir do confinamento e segue em direção à fronteira para se esquivar da jurisdição norte-americana. Mas, para escapar, o criminoso terá de passar por Sommerton Junction e pelo xerife Owens e sua equipe de policiais inexperientes.
Estreou no dia 18 de janeiro de 2013 em 55 salas.
Notas da Critica:
Carlos Eduardo Corrales, do site Delfos: 3,5/5
http://www.delfos.jor.br/conteudos/index_interna.php?id=15651&id_secao=1&id_subsecao=2
Alysson Oliveira, do site Cineweb: 2/5
http://cineweb.com.br/filmes/filme.php?id_filme=3940
Marcelo Hessel, do site Omelete: 3/5
http://omelete.uol.com.br/last-stand/cinema/o-ultimo-desafio-critica/
"Faroeste motorizado faz releitura literal do embate homem versus máquina"
Daniel Reininger, do site Cineclick: 2/5
http://www.cineclick.com.br/criticas/ficha/filme/o-ultimo-desafio/id/3120
TEMPERATURA MAXIMA
14h19 Globo - O Reino Proibido
(The Forbidden Kingdom, EUA, 2008) Exibição em HD
Direção: Rob Minkoff Elenco: Jet Li , Jackie Chan, Michael Angarano, Yifei Liu, Collin Chou. Sinopse: A história foi baseada em um clássico do folclore chinês chamado “O Rei Macaco” e mostrará um adolescente americano, que é fanático por kung fu, encontrando em uma loja de penhores o lendário bastão do rei-macaco Son Goku e sendo transportado para a China antiga. Ao se juntar a um grupo de guerreiros, o rapaz ajudará na luta pela libertação do aprisionado rei e aprenderá os valores da honra, lealdade e amizade.
Estreou nos cinemas no dia 29.08.08 Notas da Crítica: Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 5/5 Erico Borgo, Omelete: 3/5 Moyses Ferreira, Almanaque Virtual: 3/5 Ricardo Matsumoto, SET: 6/10 Alexandre Koball, Cineplayers: 5/10 Tatiane Crescêncio, Cineplayers: 5/10
SESSÃO DA TARDE 14h40 Globo - Falcão, o Campeão dos Campeões
(Over The Top, EUA, 1987)
Direção: Menahen Golan Elenco: Sylvester Stallone, Robert Loggia, Susan Blakely, David Mendenhall, Rick Zumwalt, Chris Mccarthy. Sinopse: Caminhoneiro vai a academia militar apanhar seu filho de 12 anos, que não vê desde que se separou da mulher milionária,há 10 anos. A idéia partiu da mãe, seriamente doente e prestes a submeter-se a grave cirurgia, para que pai e filho possam se conhecer melhor durante o trajeto, apesar da oposição do ex-sogro milionário. A mãe morre antes que eles cheguem ao hospital. O garoto, abalado, prefere ficar com o avô, mas depois acaba indo no encalço do pai.
CORUJÃO
2h33 Globo - Os Mercenários
(The Expendables, EUA, 2010)
Direção: Sylvester Stallone
Roteiro: Sylvester Stallone. Elenco: Sylvester Stallone, Mickey Rourke, Jason Statham, Arnold Schwarzenegger, Brittany Murphy, Jet Li, Dolph Lundgren, Steve Austin, David Zayas, Randy Couture, Eric Roberts, Bruce Willis
Sinopse: Um grupo de mercenários americanos parte para a América Latina para derrubar um cruel ditador. Lá, se tornam dispensáveis para quem os contratou e passam a usar todas as suas habilidades para sobreviver.
DOMINGO MAIOR
0h01 Globo - Os Mercenários 2
(The Expendables 2, EUA, 2012)
Direção: Simon West
Elenco: Sylvester Stallone, Bruce Willis, Jet Li, Jason Statham, Jean-Claude Van Damme, Terry Crews, Randy Couture, Steve Austin, John Travolta, Chuck Norris, Novak Djokovic.
Sinopse: Em uma missão em Sindhulpalchok, Nepal, os mercenários liderados por Barney Ross (Sylvester Stallone) libertam um empresário chinês e Trench (Arnold Schwarzenegger). Por dívidas de uma missão anterior, Church (Bruce Willis) obriga Barney a compensá-lo resgatando um cofre dos destroços de um avião nas montanhas Gasak, Albânia, e Maggie Chan (Yu Nan ) deverá acompanha-los na missão.
Eles encontram o cofre mas são emboscados pelos Sangs, liderados por Jean Vilain (Jean-Claude Van Damme), que rouba o dispositivo à custa da vida do novato Billy the Kid (Liam Hemsworth). Este contém um diagrama de uma mina que armazena plutônio. A ideia de Vilain é encontrar todo o material, retirá-lo com mão-de-obra escrava de homens das vilas próximas e revendê-lo em três dias para que sejam feitas armas nucleares de destruição em massa.
Porém os mercenários rastreiam o dispositivo e buscam impedir a revenda do metal radioativo, especialmente Barney Ross, que pretende também vingar a morte de Billy. Para isso, além do próprio Church, o grupo conta com a ajuda dos mercenários Christmas (Jason Statham), Gunner (Dolph Lundgren), Hale (Terry Crews), Toll (Randy Couture), Trench e do misterioso Booker (Chuck Norris).
CINE BELAS ARTES
SBT - Stallone Cobra
(Cobra, EUA, 1985)
Direção: George P. Cosmatos. Elenco: Sylvester Stallone, Brigitte Nielsen. John Herzfeld, Brian Thompson e David Rasche. Sinopse: Cobra é um policial durão de Los Angeles. Por ser especialista em psicopatas, está sempre a frente das mais perigosas e ousadas missões envolvendo o submundo do crime. Uma onda de assassinatos intriga a polícia. A bela modelo Ingrid presencia o ataque de uma gangue, o que poderia ajudar a polícia a desvendar outros crimes e, por isso, ela se torna o alvo dos marginais. Para protegê-la, Cobra é escalado.O Implacável
(Get Carter, EUA, 2000)
Direção: Stephen T. Kay
Elenco: Sylvester Stallone (Jack Carter), Miranda Richardson (Gloria), Rachael Leigh Cook (Doreen), Alan Cumming (Jeremy Kinnear), Mickey Rourke (Cyrus Paice), John C. McGinley (Con McCarty), Rhona Mitra (Geraldine), Johnny Strong (Eddie), John Cassini (Thorpey), Garwin Sanford (Les Fletcher), Michael Caine (Cliff Bumby), Gretchen Mol (Audrey), Tom Sizemore (voz) Sinopse: De volta à sua cidade natal por causa do enterro de seu irmão, Jack Carter (Sylvester Stallone) resolve investigar quem o matou e, consequentemente, parte para uma sangrenta vingança. Durante sua jornada, ele é forçado a reavaliar a situação de sua famíia, sua carreira e a si mesmo. Bastidores: - Recebeu 2 indicações ao Framboesa de Ouro: Pior Ator (Sylvester Stallone) e Pior Remake ou Sequência.
(Brasil, 2006).
Direção: Daniel Filho Elenco: Glória Pires (Helena), Tony Ramos (Cláudio), Thiago Lacerda (Marcos, sócio de Cláudio), Danielle Winits (Cibele), Lavinia Vlasak (Bárbara), Maria Ceiça (Márcia), Maria Gladys (Cida), Antônia Frering (Tereza), Lara Rodrigues (Bia), Patrícia Pillar (Dra. Cris), Dênis Carvalho (Arnaldo), Ary Fontoura (Padre), Jorge Fernando (Ufólogo), Glória Menezes (Vivinha, mãe de Helena), Thomas Morkos (Cauê), Leandro Hassun (Maurício), Carla Daniel (Regina), Marcela Muniz (Marília), Helena Fernandez (Débora). Estréia nos cinemas: 06/01/2006 Lançamento em DVD: 31/05/2006 Sinopse: Prestes a completar seus 50 anos, Cláudio (Tony Ramos) é um publicitário bem sucedido, sócio de uma agência, casado com Helena (Glória Pires), uma professora de música que cuida de um coral infantil. Acostumados com a rotina do dia-a-dia e do casamento de tantos anos, eles volta e meia têm uma discussão.
Um dia eles têm uma briga maior do que o normal, e ao proferirem as mesmas falas ao mesmo tempo numa noite de alinhamento Marte-Vênus-Terra, fazem com que algo inexplicável aconteça: eles acordam no dia seguinte de corpos trocados. Presos a obrigações profissionais, eles devem assumir as tarefas um do outro: enquanto Helena (no corpo de Cláudio) assume a criação de uma campanha publicitária que pode render um novo e importante cliente para a agência do marido, este (no corpo da esposa) passa a dirigir um coral de garotas às vésperas de uma apresentação. Bastidores: Sucesso de bilheteria, o filme foi visto por mais de 3,5 milhões de espectadores nos cinemas.
FILME RELACIONADO:
Se Eu Fosse Você 2
(Brasil, 2008)
Direção: Daniel Filho
Elenco: Glória Pires (Helena/Cláudio), Adriane Galisteu, Vivianne Pasmanter (Carla Bond), Tony Ramos (Cláudio/Helena), Maria Luisa Mendonça, Marcos Paulo (João Paulo), Isabelle Drummond, Ary Fontoura, Chico Anysio, Cássio Gabus Mendes (Nelsinho), Maria Maya, Maria Gladys, Carlos Bonow, Bernardo Mendes Sinopse: Alguns anos se passam desde a primeira experiência de troca de corpos, e o casal Cláudio e Helena volta a ter uma "crise na relação".
Mas dessa vez, as briguinhas levam a algo mais sério - tão sério que o casal resolve se separar e Cláudio vai morar com o amigo Nelsinho, um advogado solteirão convicto metido a conquistador.
Para piorar a situação, Helena vê Cláudio abraçado com uma mulher (Carla Bond) na frente de um restaurante e entende que é hora deles se separarem definiivamente.
Enquanto isso Bia, a filha do casal, agora com 18 anos, tenta encontrar uma oportunidade para contar para os pais que está grávida do namorado botânico de 22.
No auge das tensões, Cláudio e Helena trocam novamente de corpos. Estréia: 01/01/09 Comentário do Editor: O carisma e o talento de Tony Ramos e Glória Pires salvam este filme da mesmice total. Cláudio e Helena estão a um fio do divórcio quando o "raio cai pela segunda vez no mesmo lugar" e eles trocam de corpos novamente. Desta vez eles precisam lidar com os desdobramentos da gravidez da filha adolescente. A sequência do futebol é hilária, assim como Cláudio na pele de Helena tentando transformar o casamento da filha num arraial caipira. Em relação ao primeiro filme, houve uma boa evolução principalmente nos diálogos afiados (particularmente na reunião com os advogados e no almoço com os pais de Olavinho) mas ainda há resquícios de certa escatologia excessiva.
SESSÃO DA TARDE
15h11 Globo -Motoqueiros Selvagens
(Wild Hogs, EUA, 2007)
Comédia - 99 min.
Direção: Walt Becker Elenco: Tim Allen (Doug Madsen), John Travolta (Woody Stevens), Martin Lawrence (Bobby Davis), William H. Macy (Dudley Frank), Ray Liotta (Jack), Marisa Tomei (Maggie), Kevin Durand (Red), M.C. Gainey (Murdock), Jill Hennessy (Kelly Madsen), Dominic Janes (Billy Madsen), Tichina Arnold (Karen Davis), Stephen Tobolowsky (Charley), Jason Sklar (Earl Dooble), Randy Sklar (Buck Dooble), Drew Sidora (Haley Davis), Cymfenee (Claire Davis), Margaret Travolta (Dana), Victor Izay (Sr. Putnam), Peter Fonda (Damien Blade). Sinopse: Doug Madsen (Tim Allen) é um dentista com complexo de inferioridade tão grande que sempre se apresenta como médico. Woody Stevens (John Travolta) é um executivo rico e carismático que parece ser um grande vencedor, mas sofre com seus problemas pessoais. Bobby Davis (Martin Lawrence) é um encanador desempregado dominado pela mulher, que decidiu ficar sem trabalhar por um ano para tentar, sem sucesso, tornar-se um escritor. Dudley Frank (William H. Macy) é um solteirão que é também um gênio da informática, tendo o incrível dom de se meter em situações constrangedores. Cada um leva sua vida durante a semana, mas nos fins de semana eles se reúnem para andar de moto. O grupo decide agitar suas vidas monótonas com a realização de uma viagem de moto, sem destino definido. Eles conseguem tirar uma folga de seus trabalhos e se preparam para a viagem, sendo que ao iniciá-la não têm a menor idéia do que está por vir. Com o tempo eles começam a dividir segredos, até que precisam enfrentar uma gangue de motoqueiros, chamada Del Fuegos.
Estreou nos cinemas no dia 20 de abril de 2007. Notas da Crítica: Kleber Mendonça Filho, Cinemascopio: 2,5/4
Viviane França, Cinepo: 3/5 Diego Benevides, Cinema com Rapadura: 3/10 Tetê Ribeiro, SET: 3/10
Andy Malafaya, Cineplayers: 2/10
Gladiador (Gladiator, EUA/ Inglaterra, 2000)
Direção: Ridley Scott
Elenco: Russell Crowe (Maximus), Joaquin Phoenix (Commodus), Richard Harris (Marcus Aurelius), Djimon Hounson (Juba), Tomas Arana (Quintus), Spencer Treat Clark (Lucius), Derek Jacobi (Gracchus), Chris Tell (Escrivão), Ralph Moeller (Víbius), Connie Nielsen (Lucilla), Oliver Reed (Proximo) Sinopse: A cena inicial mostra a mão de Maximus (Russell Crowe) passeando pela vegetação rasteira de um campo aberto. O general Maximus serve ao imperador Marcus Aurelius (Richard Harris). O ano é 180 AC. Os romanos têm de impedir a invasão dos bárbaros germânicos. O campo de batalha é a Bavária. Corpos mutilados, decapitações e muito sangue. Ao comemorar a vitória, Maximus fica sabendo que a intenção de Marcus Aurélio, velho e ciente de sua morte eminente, pretende passar ao general o comando do Império Romano. Com essa decisão, o imperador desperta a ira de seu filho Commodus (Joaquin Phoenix) que coloca um plano cruel em execução, matando o pai para antecipar a sucessão, e mandando em segredo que o general Maximus seja executado. Maximus, consegue fugir antes de ser pego e passa a se esconder sob a identidade de um escravo e gladiador do Império Romano. Commodus ascende ao trono. Treinado por Proximus (Oliver Reed), Maximus torna-se um gladiador, travando batalhas no Coliseu, a nova forma de entretenimento dos romanos e sendo admirado por Lucilla (Connie Nielsen), a irmã de Commodus. Maximus só pensa em vingança.
Bastidores: - Ganhou 5 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Russell Crowe), Melhores Efeitos Especiais, Melhor Figurino e Melhor Som. Foi ainda indicado em outras 7 categorias: Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Joaquin Phoenix), Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora.
- Ganhou 2 Globos de Ouro: Melhor Filme - Drama e Melhor Trilha Sonora, além de ter sido indicado em outras 3 categorias: Melhor Diretor, Melhor Ator - Drama (Russell Crowe) e Melhor Ator Coadjuvante (Joaquin Phoenix).
A Luta Pela Esperança
(Cinderella Man, EUA, 2005)
Direção: Ron Howard Elenco: Russell Crowe (Jim Braddock); Renée Zellweger (Mae Braddock); Craig Bierko (Max Baer); Paul Giamatti (Joe Gould); Paddy Considine (Hank); Connor Price (Jay Braddock); Bruce McGill. Sinopse: Jim Braddock (Russell Crowe) era considerado um prodígio do boxe, mas foi obrigado a se aposentar prematuramente devido a uma série de derrotas no ringue.
Com os Estados Unidos em meio à Grande Depressão, Jim aceita viver de bicos nas docas para poder sustentar sua esposa, Mae (Renée Zellweger), e os três filhos. Jim inscreve-se também no programa de assistência social para poder pagar suas dívidas e não ter a luz de sua casa cortada.
Jim sempre sonhou com a oportunidade de retornar ao mundo do boxe e tem sua chance quando, devido a um cancelamento de última hora, é escalado para enfrentar o 2º pugilista na disputa do título mundial. Para surpresa de todos Jim vence três lutas consecutivas, mesmo sendo bem mais magro que seus oponentes e tendo ferimentos nas mãos. Ele passa então a ganhar o apelido de "Cinderella Man" e se torna o símbolo de esperança dos desprivilegiados da época. Até que, em 1935, precisa enfrentar seu pior oponente: Max Baer (Craig Bierko), o atual campeão mundial dos pesos pesados, que já havia matado dois lutadores no ringue. Max Baer é o grande favorito (10 por 1 nas bolsas de apostas), mais jovem, forte e técnico. Braddock subiu ao ringue com 45 vitórias, 22 derrotas e 4 empates. Mas teve sorte ao surpreender Baer, que ficava mais tempo em casas noturnas do que no ginásio. Bastidores: -Após os acntecimentos mostrados no filme, na vida real em seu próximo combate, Braddock teve a infelicidade de enfrentar Joe Louis, caindo em oito assaltos. Porém, antes de concordar em pôr o título em jogo contra o “Bombardeador Negro”, seu manager fez com que Louis aceitasse ceder 10% de suas futuras bolsas a Braddock. Para não encerrar sua carreira de maneira negativa, com derrota, após perder para Louis, Braddock fez mais uma luta apenas, uma vitória por decisão dividida sobre o competente Tommy Farr, no Madison Square Garden, e aposentou de vez as suas luvas.
-Paul Giamatti foi escolhido o melhor ator coadjuvante do ano pela Washington Area Film Critics e pela 11º Critics Choice Awards.
-Indicado aos Oscars 2006 nas categorias MELHOR ATOR COADJUVANTE (Paul Giamatti), MELHOR MONTAGEM (Mike Hill e Dan Hanley) e MELHOR MAQUIAGEM (David Leroy Anderson e Lance Anderson). Rede de Mentiras
(Body of Lies, EUA, 2008)
Direção: Ridley Scott Elenco: Leonardo DiCaprio, Russell Crowe, Mark Strong, Carice van Houten, Oscar Isaac, Vince Colosimo, Michael Gaston, Golshifteh Farahani, Ali Suliman, Simon McBurney, Bijan Daneshmand, Jennifer Rouse, Ali Khalil, Clara Khoury, Omar Berdouni Sinopse: Roger Ferris (Leonardo DiCaprio) é o melhor homem que o Serviço Secreto americano tem no Oriente Médio. Seus trabalhos dependem das ordens do burocrata Ed Hoffman (Russell Crowe). Ambos estão no encalço de um terrorista, mas precisam contar com o Serviço Secreto da Jordânia para capturá-lo. Porém, oficial e subordinado usam métodos diferentes.
Adaptação do romance "Body of Lies", escrito por David Ignatius. Notas da Crítica: Frini Georgakopoulos, Almanaque Virtual: 4/5
Alfredo de La Mancha, Delfos: 3,5/5
Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5
Filipe Quintans, Almanaque Virtual: 3/5
Marcelo Forlani, Omelete: 3/5
Rafael Ferraz, CineNet: 3/5
Renato Silveira, Cinematório: 6/10 Sergio Rizzo, Folha Ilustrada: 2/4
João Marcelo Mattos, Almanaque Virtual: 2/5
Mario Abbade, Almanaque Virtual: 2/5 2h50 Globo - Los Angeles, Cidade Proibida
(L. A. Confidential, EUA, 1997)
Direção: Curtis Hanson Elenco: Kevin Spacey (Jack Vincennes), Russell Crowe (Bud White), Guy Pearce (Ed Exley), James Cromwell (Dudley Liam Smith), Kim Basinger (Lynn Bracken), Danny DeVito (Sid Hudgens), David Strathairn (Pierce Morehouse Patchett), Ron Rifkin (D.A. Ellis Loew), Paul Guilfoyle (Mickey Cohen), Paolo Seganti (Johnny Stompanato) e Graham Beckel (Dick Stensland) Sinopse: Los Angeles, início dos anos 50. Bud White (Russell Crowe) é um detetive durão que não admite a violência contra a mulher. Certo dia, seu parceiro é expulso do Departamento de Polícia após se envolver no espancamento de alguns presos. Um dos principais responsáveis pela expulsão é Ed Exley (Guy Pearce), um policial extremamente inteligente, capaz de delatar os companheiros de profissão apenas 'para o bem da verdade' - uma promoção, na realidade. E temos, ainda, Jack Vincennes (Kevin Spacey), um sargento pedante sempre em busca de auto-promoção, o que o leva a participar de prisões 'armadas' pelo repórter Sid Hudgens (Danny DeVito) com muita manchete e divulgação. E, por fim, temos o Capitão Dudley Smith (James Cromwell), um homem preocupado com a corporação policial e bastante zeloso - até demais - no combate ao crime.
A partir destes cinco personagens complexos, o filme vai se desenrolando e tornando-se cada vez mais denso quando ocorre um massacre em um bar, culminando na morte de 6 pessoas - inclusive o ex-parceiro de Bud White. As investigações deste crime irão acabar cruzando o caminho destes personagens, levando a uma trama de conspiração e corrupção policial, que atinge até os mais altos escalões, que estão ligados a um esquema de prostitutas de luxo, no qual cada uma delas personifica uma estrela de cinema.
Tudo o que o espectador vê na tela importa para o desenrolar da história. E como. Bastidores: Ganhou os Oscars de Melhor Atriz Coadjuvante (Kim Basinger) e Melhor Roteiro Adaptado (Brian Helgeland e Curtis Hanson, baseado em livro de James Ellroy). Foi ainda indicado em outras 7 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor (Curtis Hanson), Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Som e Melhor Edição.