ESTRÉIAS NOS CINEMAS

HOMEM DE FERRO
(Iron man, EUA, 2008)
Direção:
Jon Favreau
Elenco:
Robertt Downey Jr. (Tony Stark Homem de Ferro), Terrenve Howard (Jim Rhodes), Gwyneth Paltrow (Virginia Pepper Potts), Jeff Bridges, Samuel L. Jackson.
Sinopse: Na província de Kunar, no Afeganistão, a comitiva militar que conduz o bilionário industrial norte-americano Tony Stark , que é também engenheiro especializado em armas, é atacada por terroristas locais. Tony é capturado e levado para as cavernas onde é obrigado a confeccionar um míssil de alto poder destrutivo para ser usado contra os norte-americanos.
Há menos de dois dias atrás, em Las Vegas, Tony Stark havia sido homenageado com o prêmio "Apogeu" por sua contribuição à indústria e às ciências através do desenvolvimento de "armas inteligentes". Stark faltou à homenagem, pois estava se divertindo nos cassinos locais, mas Obadiah Stane, seu sócio, compareceu para receber o prêmio das mãos do coronel James Rhodes, amigo pessoal de Tony Stark
Tony mora numa mansão encrustada numa montanha em Malibu, na Califórnia, onde é assessorado pela secretária particular Pepper Potts e pelo "mordomo eletrônico" Jarvis". É nos porões de sua mansão que Tony desenvolve suas criações bélicas, como o míssil Jericó e o reator nuclear Ark.
Afim de apresentar o míssil Jericó para as tropas americanas no Afeganistão, Tony viajou para o Oriente Médio onde acabou sendo capturado. O bilionário teve em seu peito encravado um eletroimã em forma de cilindro que cria um campo de força magnética que impede que fragmentos de explosivos entrem em seu coração e passou três meses numa caverna com o cientista Yin-Sen fingindo que fabricava um míssil similar ao Jericó, quando na verdade estava se dedicando a uma armadura - o Mark I - para fugir do cativeiro.
Durante seu retorno aos EUA, Tony decide rever os objetivos até então bélicos de sua indústria, mas encontra forte resistência de Obadiah Stane, que parece capaz de tudo para deter os planos pacifistas-heróicos de Tony Stark.

Notas da Crítica:
Franthiesco Ballerini, Jornal da Tarde: 9/10
Luiz Antonio Giron, Época: 9/10
Roberto Sadovski, SET: 8,5/10

Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 4/5
Cristiane Fernandes, Cinema com Rapadura: 8/10

Mariane Morisawa, Quem: 8/10
Mario Abbade, Almanaque Virtual: 4/5
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 4/5
Cassio Starling Carlos, Guia da Folha: 3/4
Celso Sabadin, Cineclick: 7,5/10
Christian Petermann, Guia da Folha: 3/4

Sergio Rizzo, Guia da Folha: 3/4
Silvio Pilau, Cineplayers: 7/10
Allan Peterson, Paisà: 3/5

Alexandre C. dos Santos, Paisà: 3/5
Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5
Carlos Heli de A., Jornal do Brasil: 6/10
Filipe Furtado, Paisà: 3/5
Guilherme Martins, Paisà: 3/5
Miguel Barbieri Jr., Veja SP: 6/10
Rafael Barion, Guia do Estado: 6/10
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 3/5
Sérgio Alpendre, Paisà: 3/5
Alexandre Koball, Cineplayers: 5/10
Amir Labaki, Guia da Folha: 2/4
Sergio Dávila, Guia da Folha: 2/4
Suzana Amaral, Guia da Folha: 2/4
Francisco Guarnieri, Paisà: 1/5

O SONHO DE CASSANDRA
(Cassandras Dream, Reino Unido, 2007)
Direção: Woody Allen
Elenco: Ewan McGregor, Colin Farrell, Hayley Atwell, Tom Wilkinson, Sally Hawkins e Mark Umbers.
Sinopse: O filme conta a história de Ian e Terry Cockney, dois irmãos de classe média que ainda vivem com os pais mas que são cheios de ambição. Terry gosta de jogar, enquanto que o seu Ian faz planos grandiosos para o futuro de ambos. A fonte de inspiração de ambos é o tio Howard que tem uma imensa fortuna graças à cirurgia plástica.
Quando o tio Howard vem visitar os Cockney, os dois irmãos precisam de ajuda financeira. Um porque perdeu imenso dinheiro ao jogo e o outro porque tem um projeto para investir na Califórnia e impressionar com isso a sua nova namorada, uma jovem atriz. O tio Howard está de acordo em ajudar se os sobrinhos retribuírem com um pequeno favor: liquidar um sócio inconveniente...
Notas da Crítica:

Amir Labaki, Guia da Folha: 4/4
Francis Vogner dos Reis, Paisà: 4/5
Mariana Souto, Pílula Pop: 80/100
Sérgio Alpendre, Paisà: 4/5
Inácio Araujo, Guia da Folha: 3/4
Marina Person, Guia da Folha: 3/4
Pedro Butcher, Guia da Folha: 3/4
Alexandre C. dos Santos, Paisà: 3/5
Marcelo Forlani, Omelete: 3/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 3/5
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 3/5
Rodrigo Salem, SET: 5,5/10

Sergio Rizzo, Guia da Folha: 2/4
Suzana Amaral, Guia da Folha: 2/4
Filipe Furtado, Paisà: 2/5
Francisco Guarnieri, Paisà: 2/5
Cassio Starling Carlos, Guia da Folha: 1/4

Maratona do Amor
(Run, Fatboy, Run, Inglaterra, EUA, 2007)
Direção:
David Schwimmer
Elenco
: Simon Pegg, Thandie Newton, Hank Azaria, Dylan Moran, Harish Patel, Ameet Chana, India de Beaufort, Matthew Fenton, David Gatt, Iddo Goldberg, Yaourou Konate, Stephen Merchant, Jade Ramsey (2), Nikita Ramsey, Deo Simcox
Sinopse: Um cara ingênuo e gorducho deixa a noiva grávida no altar no dia do casamento. Passados cinco anos, ele percebe que ela era a mulher de sua vida. Mas, para reconquistá-la, ele quer vencer sua primeira maratona - e começa a treinar todos os dias - e com isso provar que o novo namorado da amada é o homem errado para ela.

Notas da Crítica:
André Gordirro, SET: 7/10
Franthiesco Ballerini, Jornal da Tarde: 6/10
Erico Borgo, Omelete: 3/5
Paulo Santos Lima, Folha Ilustrada: 2/4

Miguel Barbieri Jr., Veja SP: 4/10
Luiz Antonio Giron, Época: 1/10
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 1/10

ZONA DO CRIME
(La Zona, México, 2007)
Direção: Rodrigo Plá
Elenco: Daniel Giménez Cacho, Maribel Verdú, Daniel Tovar, Carlos Bardem, Marina de Tavira, Mario Zaragoza, Andrés Montiel, Blanca Guerra, Enrique Arreola, Gerardo Taracena, Alan Chávez
Sinopse: Moradores de um bairo da Cidade do México são abalados por evento de forte violência. O único sobrevivente, um menino, vai se esconder perto da casa do pequeno Alejandro.
Notas da Crítica:

Celso Sabadin, Cineclick: 8/10
Ricardo Matsumoto, SET: 8/10

Sérgio Rizzo, Folha Ilustrada: 3/4
Luiz Antonio Giron, Época: 4/10


DESONRA
(Bashing, Japão, 2005)
Direção: Masahiro Kobayashi
Elenco: Fusako Urabe, Nene Otsuka, Takayuki Katô, Kikujiro Honda, Ryuzo Tanaka.
Sinopse: Baseada em fatos reais, a produção aborda a recepção hostil que reféns japoneses no Iraque tiveram ao voltarem a seu país após a libertação, ocorrida em abril de 2004. Acompanha-se o martírio e desespero de Yuko, uma ex-refém que a sua comunidade condena e rejeita. Seu retorno à terra natal se transforma num verdadeiro calvário. A sensação que tem é de que toda a sociedade está contra ela. É insultada nas ruas, recebe telefonemas anônimos e é agredida, inclusive fisicamente. Demitida do trabalho, sua solidão só faz aumentar e chega à beira do desespero. Diante dessa situação, Yuko cogita sua volta para o Iraque.

CONDOR
(Brasil, 2007)
Direção: Roberto Mader
Elenco: Manoel Contreras, Pinochet Junior, Jarbas Passarinho, Hebe de Bonafini
Sinopse: Condor foi o nome dado à cooperação entre governos militares sul-americanos que resultou no sequestro e assassinato de milhares de pessoas e no exílio de tantas outras. Uma análise contemporânea destes eventos, trazendo uma história de terrorismo de estado mas também de pessoas e da procura pela verdade e justiça.
Bastidores: - Ganhou o Troféu Redentor de Melhor Documentário, no Festival do Rio.
- Ganhou o Prêmio Especial do Júri e o Prêmio Qualidade Artística, no Festival de Gramado.

Notas da Crítica:
Neusa Barbosa, Cineweb: 3/5

Leonardo Luiz Ferreira, Paisà: 1/5

Nenhum comentário: