ESTRÉIAS NOS CINEMAS

NA NATUREZA SELVAGEM
(Into The Wild, EUA, 2007)
Direção: Sean Penn
Elenco: Emile Hirsch, Vince Vaughn, Catherine Keener, Marcia Gay Harden e William Hurt
Sinopse: Em agosto de 1992 um grupo de caçadores de alce encontraram no Alasca um corpo decomposto de um jovem morto há cerca de três semanas.
Entre os pertences do jovem havia um diário de anotações e vários bilhetes que permitiram às autoridades identificar Christopher Johnson McCandless como o jovem morto.
McCandless formou-se em maio de 1990 na Universidade Emory, em Atlanta com boas notas em história e antropologia. Filho de um engenheiro aeroespacial bem-sucedido, Christopher desenvolveu uma maneira diferente de encarar a sociedade, a família, a igreja - a vida, enfim, baseada nos seus escritores preferidos: Leon Tolstói ("Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo"), Henry David Thoreau ("Justiça e liberdade são alicerces da paz") e Jack London (autor de "Caninos Brancos").
Chris doou todo seu dinheiro (que os pais pensavam que seriam investidos em Harvard) para uma instituição de caridade (o OXFAM), queimou seu documento de identidade, colocou uma mochila nas costas e após abandonar seu Datsun amarelo 1982 em Nevada, passou a percorrer o Oeste Americano rumo ao Alasca a pé, de carona e clandestinamente em trens, em alguns trechos.
Ao longo do percurso, Chris, que passou a se auto-denominar Alexander Supertramp - encontrou-se com hippies, mendigos, nudistas, maconheiros, solitários, dinamarqueses aventureiros, fez vários trabalhos manuais para levantar fundos para sua aventura e chegou enfim ao Alasca.
O filme, baseado no romance do jornalista Jon Krakauer, tenta elucidar as motivações e a trajetória do jovem McCandless, que descobre que "Felicidade só é Real quando Compartilhada" (o que Tom Jobim já havia descoberto quando compôs Wave - "Fundamental é mesmo o amor / É impossível ser feliz sozinho")
Notas da Crítica
SENHORES DO CRIME
(Eastern Promises, Inglaterrs Canadá, 2007)
Direção: David Cronenberg
Elenco: Viggo Mortensen, Naomi Watts, Vincent Cassel, Armin Mueller-Stahl, Sinéad Cusack, Donald Sumpter.
Sinopse: Londres, numa noite chuvosa e fria às vésperas do Natal, o barbeiro Azim atende a seu último cliente quando chega Ekrem, seu sobrinho, todo molhado e com um semblante transtornado. Falta pouco para Azim acabar o serviço com o seu cliente. Na verdade, só falta passar a navalha...
Em outro ponto da cidade, a médica Ana Ivanovna trabalha como plantonista no hospital Trafalgas e acaba testemunhando a morte de uma jovem garota que chegou desmaiada após o rompimento de sua placenta. O bebê sobreviveu e é uma bela menina.
Ana decide descobrir mais sobre a identidade e a família da garota, para dar a triste notícia pessoalmente e toma para si o diário dela com anotações em russo, onde descobre que a garota se chamava Tatiana. Ao encontrar dentro do diário um cartão de visitas de um restaurante típico chamado Trans-Siberian, Ana resolve começar sua busca por lá, e é recebido por Semyon, o "Papa", proprietário do restaurante e pai do jovem Kirill.
A busca de Ana acaba colocando-a em choque com um perigoso esquema de tráfico de mulheres, drogas e bebidas relacionado a Vorz V. Zikone, uma organização criminosa russa onde o "currículo" de seus membros é representado por tatuagens.
Nikolai é o motorista de Semyon, e aparentemente só sabe seguir ordens de virar à esquerda ou à direita, mas na realidade sabe de muito mais coisas do que aparenta.

ANTES DE PARTIR
(The Bucket List, EUA, 2007)
Direção: Rob Reiner
Elenco: Jack Nicholson, Morgan Freeman, Sean Hayes, Hugh B. Holub, Serena Reeder, Ian Anthony Dale, Nikki Novak, Lauren Cohn, Christopher Stapleton, Taylor Ann Thompson, Beverly Todd, Richard McGonagle, Jordan Lund, Jonathan Mangum, Angela Gardner
Sinopse: Dois homens com câncer em estágio terminal fogem do hospital e põem os pés na estrada com uma lista de coisas que gostariam de fazer antes de morrer.
Notas da Crítica:

Marcelo Hessel, Omelete: 3/5
Marcos Vinícius de Medeiros, Almanaque Virtual: 3/5
Roberto Sadovski, SET: 6/10

PERSEPOLIS
(França, 2007)
Animação - 95 min.
Direção: Marjane Satrapi, Vincent Paronnaud
Sinopse: Teerã 1978: Marjane, de oito anos, sonha em ser uma profetisa do futuro, para assim salvar o mundo. Querida pelos pais cultos e modernos e adorada pela avó, ela acompanha avidamente os acontecimentos que conduziram à queda do xá e de seu regime brutal. A entrada da nova República Islâmica inaugura a era dos “Guardiões da Revolução”, que controlam como as pessoas devem agir e se vestir. Marjane, que agora deve usar véu, sonha em se transformar numa revolucionária. Pouco depois, a cidade é bombardeada durante a guerra contra o Iraque. Com as restrições impostas pelo conflito e o desaparecimento rotineiro de membros da família e entes queridos, a repressão torna-se cada dia mais severa. Como o ambiente fica a cada dia mais perigoso, a rebeldia de Marjane sugere um grave problema. Seus pais decidem mandá-la para a Áustria, para sua própria proteção. Em Viena, Marjane vive outras revoluções aos 14 anos: adolescência, liberdade e o peso do amor mas, além de toda a também excitação, vem também a sensação de exílio e solidão e o gosto amargo de estar à margem da sociedade. No elenco de dubladores, a atriz Chiara Mastroianni dá voz à Marjane criança e adolescente, enquanto que sua mãe na vida real, a veterana Catherine Deneuve, vocaliza a mãe de Marjane, Tadji.

Notas da Crítica
Site Oficial: http://www.sonypictures.com/classics/persepolis

Nenhum comentário: