Young Sheldon T1E3

"O que está no rosto nem sempre é o que está no coração" - Avó do Sheldon, ensinando o garoto sobre a diferença entre mentir e blefar.

Sheldon sente-se desafiado pelo pastor Jeff a provar a inexistência de Deus.

Missy ganha ovos de um admirador não-tão-secreto.

O pai de Sheldon, George Cooper Sr., é internado às pressas aparentemenete com problemas cardíacos. George Cooper Jr. resolve visitar o pai no hospital, rouba as chaves do carro e sai dirigindo com os dois irmãos a bordo. No hospital, Sheldon encontra uma capela e faz uma oração a Blaise Pascal.

Blaise Pascal (1623-1662), ou simplesmente Pascal, foi um importante pesquisador, matemático, físico, teólogo e filósofo francês. Segundo Pascal, acreditar em Deus poderia levar a apenas dois resultados: ganho infinito, a vida eterna após a morte, céu, tudo aquilo que sabemos; ou uma perda finita, o esforço que a religião exige durante sua vida. Da mesma forma, não acreditar em Deus também levaria a apenas dois resultados possíveis: perda infinita, punição, inferno, aquela história toda; ou um ganho finito, os prazeres que você pode ter na vida antes da morte quando não precisa abdicar de nada.

Dessa forma, Pascal justificou que, independente da existência ou não de Deus, os seres racionais deveriam crer na sua existência pois ela é a que oferece, literalmente, o melhor custo-benefício, explicando, assim, por razões lógicas o princípio da fé. Mas é claro que isso levantou muita polêmica (e continua levantando!).


Nenhum comentário: