sábado e domingo 2 e 3 de julho de 2016

Amor Por Direito

(Freeheld, EUA, 2015)
Direção: Peter Sollett
Elenco: Ellen Page, Julianne Moore, Steve Carell, Dennis Boutsikaris, Luke Grimes, Michael Shannon
Sinopse: A policial de New Jersey Laurel Hester (Julianne Moore) e a mecânica Stacie Andree (Ellen Page) estão em um relacionamento sério. O mundo delas desmorona quando Laurel é diagnosticada com uma doença terminal. Como sinal de amor, ela quer que Stacie receba os benefícios da pensão da polícia após a sua morte, só que as autoridades se recusam a reconhecer a relação homoafetiva.








Ensaio Sobre a Cegueira
(Blindness, Japão/ Brasil/ Canadá, 2008)
Direção:
Fernando Meirelles
Elenco
: Julianne Moore, Mark Ruffalo, Gael García Bernal, Danny Glover, Alice Braga, Sandra Oh, Maury Chaykin, Don McKellar, Joris Jarsky, Martha Burns, Douglas Silva, Michael Mahonen, Billy Otis, Mpho Koaho, Yusuke Iseya
Sinopse: Era um dia como qualquer outro num cruzamento de avenidas de uma grande metrópole. Os carros com seus motoristas à beira de um ataque de nervos aguardam ansiosamente que o disco do semáforo abandone o vermelho e fique logo verde para poderem avançar. Finalmente o sinal verde acende e os carros arrancam com tudo, menos um, o primeiro da pista do meio, que logo motiva todo tipo de xingamentos e buzinaços. Um olhar mais apurado perceberia que dentro do carro está um motorista rendido, que não parou simplesmente por causa de um problema mecânico, elétrico ou hidráulico. O homem grita dentro do carro: -Estou cego!
Um pedestre voluntaria-se a ajudar o novo cego, sem saber que este é apenas o primeiro caso de uma epidemia de uma cegueira branca de grandes proporções.
Um oftalmologista, ao examinar o motorista cego, supõe tratar de uma espécie de amaurose e pede ajuda para um outro especialista no assunto para aprofundar nos exames, mas no dia seguinte à consulta, acorda cego também.
O governo decide criar uma quarentena "temporária" para os infectados, utilizando as dependências de um sanatório abandonado. A esposa do oftalmologista, mesmo enxergando, decide internar-se junto com os cegos, passando a vivenciar todos os estágios da redução da condição humana à sua essência, para o bem e para o mal.
Adaptação do romance escrito por José Saramago e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura.


Nenhum comentário: