QUARTA 16/09/2015

SESSÃO DA TARDE
15h06 Globo - Meu Primeiro Amor
(My Girl, EUA, 1991)
Direção: Howard Zieff
Elenco: Dan Aykroyd, Jamie Lee Curtis, Macaulay Culkin, Anna Chlumsky
Sinopse: My Girl é uma história de uma garota solitária, sua relação com seu único amigo e seus conflitos na entrada da adolescência. O seu pai, Harry Sultenfuss, é um viúvo que não consegue compreendê-la e, por isso, quase sempre a ignora. Vada não tem mãe, já que ela morreu no seu parto, e ela se sente culpada por isso.
O único e melhor amigo de Vada, Thomas J. Sennett é um menino impopular, e isso faz com que ele não tenha amigos. Suas aventuras do verão - do primeiro beijo ao último adeus - introduzem Vada ao mundo da adolescência.
O verão começou bem, com seu melhor amigo, Thomas, subindo em árvores. Mas, apesar disso, as coisas começam a piorar, quando ela descobre que seu pai e Shelley Devoto estão namorando. E, para completar, em uma das aventuras de Vada e Thomas, Thomas acerta um cacho de abelha - sendo que Vada estava junto e, em uma das atiradas com pedras, deixou o seu anel cair. Mas, depois que isso acontecesse, Thomas volta para pegar o anel da sua melhor amiga, mesmo ela dizendo para ele não mexer com as abelhas. Nesse ato, ele dá um pequeno chute do cacho, e começa a procurar o anel. Ele conseguiu achar o anel mas, depois disso, diversas abelhas começam a sair do cacho, e começam o "atacar". Os seus óculos caem no chão e, apesar de ser levado para o hospital, ele tem uma reação alérgica, não sobrevivendo.
O sofrimento de Vada, de perder seu único amigo, é controlado por seu pai. No fim do filme, Vada controla a dor da perda, e supera tudo que passou.


O Informante
(The Insider, EUA, 1999)
Direção: Michael Mann
Elenco
: Al Pacino (Lowell Bergman, produtor do 60 Minutes) , Russell Crowe (Jeffrey Wigand), Christopher Plummer (apresentador da TV CBS), Diane Venora, Philip Baker Hall, Lindsay Crouse
Sinopse: Drama sobre os bastidores do jornalismo norte-americano a partir da cobertura do influente e famoso noticiário "60 Minutes" para o caso real do cientista Jeffrey Wigand, um alto executivo da área de pesquisa da indústria tabagista que, em 1995, depois de ser demitido, veio a publico denunciar a sua companhia - a Brown & Williamson - pelo uso exagerado de nicotina em seus cigarros. O escândalo é o inicio de um processo de bilhões de dólares.
Bastidores: Indicado aos Oscars de Melhor Filme, Melhor Direção (Michael Mann), Melhor Ator (Russell Crowe), Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Som e Melhor Roteiro Adaptado

15h Record - Patch Adams - O Amor É Contagioso
(Patch Adams, EUA, 1998)
Direção: Tom Shadyac
Roteiro de Steve Oedekerk, baseado em livro de Patch Adams e Maureen Mylander. Elenco: Robin Williams, Daniel London, Monica Potter, Philip Seymour Hoffman, Bob Gunton, Josef Sommer, Irma P. Hall, Frances Lee McCain, Harve Presnell, Daniella Kuhn, Jake Bowen
Sinopse: No ambiente silencioso e esterilizado de um hospital, um palhaço com um enorme nariz vermelho surge pela porta.
Os pacientes que se cuidem... Rir é contagioso.
A história real de Patch (Hunter Adams), paciente e, mais tarde, médico de uma instituição para doentes mentais, celebra o triunfo da busca insistente por um ideal.
Sua vontade de tornar-se médico surgiu quando, ainda adolescente, foi internado numa clínica devido a uma depressão. No convívio com os demais internos e na observações de suas paranóias, Patch encontrou uma forma de extrair bom humor, e daí o riso e a alegria onde aparentemente só havia agonia e vida vegetativa. Patch considerou a si mesmo curado e saiu da clínica determinado a implementar uma forma humanizada de tratar de pacientes de maneira geral.
Seu sonho começou a se tornar realidade no final dos anos 60, quando Patch estudou na Escola de Medicina da Virgínia e, em seguida, abriu o Instituto Gesundheit com uma abordagem mais personalizada da prática médica. Tudo estava bem, mas em meados dos anos 80, o Instituto Gesundheit começou a receber atenção da mídia sobre seus procedimentos terapêuticos nada ortodoxos.
Os conflitos começaram.
Em 1993, Patch escreveu um livro sobre seu trabalho explicando suas prescrições inspiradas no humor e o porquê de querer vestir-se de gorila, de encher uma sala com balões ou uma banheira com macarrão - tudo para conseguir um sorriso, realizar uma conexão emocional com seus pacientes, ou conseguir levar um simples momento de prazer aos doentes. O doutor Patch proclama: "Todos sabemos como o amor é importante e, mesmo assim, quão frequentemente o demonstramos? Quantas pessoas doentes neste mundo sofrem de solidão, tédio e medo que não podem ser curadas com uma simples pílula?".
Utilizando métodos nada convencionais e surpresas incríveis para aplacar a ansiedade dos pacientes, Patch foi o pioneiro na idéia, até então radical, de que os médicos devem tratar as pessoas, e não apenas a doença. Compaixão, envolvimento e empatia têm tanto valor quanto remédios e avanços tecnológicos.
Bastidores: - Recebeu uma indicação ao Oscar, como Melhor Trilha Sonora de Comédia ou Musical.
- Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme em Comédia/Musical e Melhor Ator em Comédia/Musical (Robin Williams).


CINE BELAS ARTES
23h25 SBT - Dupla Confusão
(Tais-toi! / Ruby & Quentin, França, 2003)
Direção: Francis Veber
Elenco
: Gérard Depardieu, Jean Reno, André Dussollier, Jean-Pierre Malo, Richard Berry.
Sinopse: Depois de esconder seu roubo e ser jogado na cadeia, Ruby, um bandido que quer se vingar, conhece Quentin, um gigante tapado e tagarela que se torna seu amigo e evita que ele escape sozinho, obrigando Ruby a uma fuga conjunta. Incapaz de se livrar do incômodo, o desajeitado, mas solidário Quentin, Ruby persegue seus antigos parceiros no crime para vingar o assassinato da mulher que ele amava, com a firme intenção de pegar seu dinheiro escondido antes que eles o façam. Um grande filme sobre a amizade, mesclado com ação rápida e momentos muito engraçados.


Férias Frustradas
(Vacation, EUA, 2015)
Direção: John Francis Daley, Jonathan M. Goldstein
Elenco: Ed Helms, Christina Applegate, Chris Hemsworth
Sinopse: Filho de Clark (Chevy Chase) e Ellen (Beverly D'Angelo), Rusty Griswold (Ed Helms) decide repetir, desta vez com sua esposa (Christina Applegate) e filhos, a viagem que fez com os pais e a irmã Audrey (Leslie Mann) até o Walley Park, há trinta anos. Assim como aconteceu da primeira vez, nada dá certo.

Nenhum comentário: