QUINTA 28.02.13

CORUJÃO
1h22 Globo - A Condessa Branca
(The White Countess, China, Alemanha, EUA, Inglaterra, 2005)
Direção: James Ivory
Elenco: Ralph Fiennes, Natasha Richardson, Lynn Redgrave, Madeleine Potter
Sinopse: Shanghai, 1936. Todd Jackson (Ralph Fiennes) é cego e ocupa o cargo de diplomata norte-americano na China. Sofia Belinskya (Natasha Richardson) é uma aristocrata russa que, fugida de seu país, tenta ganhar a vida em uma casa de shows. Após ganhar um bom dinheiro na corrida de cavalos e com a ajuda de Matsuda (Hiroyuki Sanada), um espião japonês, Jackson abre uma casa noturna chamada A Condessa Branca. Ele contrata Sofia para ser a gerente do local, mas ela logo se torna sua principal atração.
CLUBE DO FILME
22h TV Cultura - Janela Indiscreta
(Rear Window, EUA, 1954)
Direção: Alfred Hitchcock
Elenco: James Stewart (L.B. Jeffries), Grace Kelly( Lisa Freemont), Raymond Burr (Lars thorwald), Thelma Ritter (Stella) e Wendell Corey (Tenente Doyle).
Sinopse: Em Greenwich Village, Nova York, de perna engessada e em cadeira de rodas, L.B. Jeffries (James Stewart), um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer e está entediado, vasculha a vida dos seus vizinhos com uma teleobjetiva. Certa noite, Jeff briga com sua noiva Lisa Carol (Grace Kelly) e fica na janela observando os vizinhos. Após ouvir um grito, sua atenção se volta para a janela em frente, onde mora um casal. O marido é um vendedor (Raymond Burr) e sua esposa (Irene Winston), uma mulher inválida que não sai da cama. Ele já havia observado que o homem não a suportava e ela parecia fazer de tudo para irritá-lo ainda mais. Juntando as coisas, Jeff suspeita que o marido a matou, mas como não viu nada de concreto, fica difícil para que ele consiga convencer as outras pessoas. Ainda assim, Lisa e Stella (Thelma Ritter), a empregada da seguradora, concordam em ajudá-lo em suas investigações.
Bastidores: Recebeu 4 indicações ao Oscar: Melhor Diretor ((Alfred Hitchcock), Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia A Cores e Melhor Som.
Em suas clássicas aparições em seus filmes, Alfred Hitchcock surge aos 26 minutos, ajustando o relógio do compositor, que mora no prédio em frente ao apartamento de Jeffries.
O set de filmagens de Janela Indiscreta foi todo ele baseado em uma quarteirão real da cidade de Nova York. O filme inclusive indica o endereço do apartamento de Jeffries - 125 7th Street -, mas este endereço não existe realmente.
A trilha sonora de Janela Indiscreta feita por Franz Waxman recicla músicas de outras duas trilhas sonoras feitas por ele: Um Lugar Ao Sol (1951) e No Caminho dos Elefantes (1954).
Em 1954, quando Janela Indiscreta foi lançado nos cinemas, a distribuição coube à Paramount. Já em 2000, quando foi lançada uma nova cópia remasterizada, a distribuição coube à Universal Pictures.
Janela Indiscreta teve uma refilmagem em 1998, de mesmo nome e protagonizada por Christopher Reeve e Daryl Hannah.
Janela Indiscreta esteve inacessível ao público em geral durante décadas. Isto porque Hitchcock comprou de volta os direitos de 5 de seus filmes e os deixou de legado para sua filha. Estes filmes receberam o apelido de "os 5 filmes perdidos de Hitchcock" e apenas estiveram novamente ao alcance do público em 1984, quando foram relançados nos cinemas, com uma distância de quase 40 anos desde seu primeiro lançamento. Os demais filmes do pacote eram Festim Diabólico (1954), O Homem Que Sabia Demais (1956), Um Corpo Que Cai (1958) e O Terceiro Tiro (1955).

Nenhum comentário: