SEXTA 10.08.12

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NA CULTURA
22h TV Cultura - Ventos da Liberdade
(The Wind That Shakes The Barley, Reino Unido/ Irlanda/ França/ Alemanha, 2006)
Drama - 127 min.
Direção: Ken Loach
Roteiro de Paul Laverty. Produzido por Rebecca O Brien para a Sixteen Films, Element Films, Bim Distribuzione, EMC Produktion, Tornasol Films SA..Elenco: Cillian Murphy (Damien), Padraic Delaney (Teddy), Liam Cunningham (Dan), Gerard Kearney (Donnacha), William Ruane (Gogan), Roger Allam (Sir John Hamilton), Laurence Barry (Micheail), Frank Bourke (Leo), John Crean (Chris), Máirtín de Cógáin (Sean), Orla Fitzgerald (Sinead), Myles Horgan (Rory), Damien Kearney (Finbar), Martin Lucey (Congo), Shane Nott (Ned), Siobhan Mc Sweeney (Julia), Sean McGinley (Padre), Antony Byrne (Interrogador).
Sinopse: Irlanda, 1920. Os trabalhadores do interior do país voluntariamente se organizam para enfrentar os esquadrões britânicos de ocupação que chegam para sufocar o movimento pela independência.
A brutalidade dos soldados britânicos em fazer cumprir a "Lei de Segurança do Reino" é o estopim da revolta. Esta Lei impede a reunião de irlandeses em locais públicos, mesmo que essa "reunião" seja uma mera partida de Hurling, um esporte típico da região, semelhante ao hóquei.
Cansado de testemunhar tanta brutalidade, Damien O'Donovan (Cillian Murphy), um jovem estudante de medicina com carreira promisora em vista, abandona tudo para juntar-se ao irmão Teddy O'Donovan (Padraic Delaney), que já aderiu à luta armada. O objetivo é estabelecer a República Irlandesa e expulsar as tropas britânicas da região. O método é o treinamento e o exercício de táticas de guerrilha, com o assalto a quartéis e depósitos de armas britânicos.
Quando as táticas não-convencionais dos irlandeses começam a abalar a supremacia dos soldados britânicos, o governo se vê forçado a negociar e os dois lados discutem um acordo de paz. Nesse momento, na Irlanda, aqueles que estavam unidos pela independência após o sofrido processo revolucionário, se dividem entre os que são a favor e os que são contra o acordo, deixando os irmãos O'Donovan em lados opostos de uma nova guerra, agora interna, entre os Republicanos, que não concordam com o Estado Britãnico continuar com a posse do território Irlandês e são excomungados pela Igreja Católica e os Legalistas, que vêem o acordo como uma chance de paz.
Bastidores: Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes.

TELA DE SUCESSOS
22h45 SBT - Python 2: A Cobra Assassina
(Pythons 2, EUA, 2001)- Feito para a TV
Direção: Lee McConnel
Elenco
: William Zabka, Dana Ashhnrook, Alex Jolig, Simone Jade Mackinnson, entre outros
Sinopse: Um avião de carga norte-americano é derrubado por rebeldes tchetchenos. Nele estava uma preciosa carga, uma arma letal, que é levada à uma base militar secreta. Enquanto os governos russsos e americanos decidem o que fazer, um cientista abre a misteriosa carga. Batizada de Projeto Square, o protótipo é, na verdade, uma serpente biologicamente aperfeiçoada, ultra-rápida e dotada de um mecanismo mortal. Agora russos e americanos lutam para conter essa serpente que está matando o que encontra pela frente.

Nenhum comentário: