SABADO 16.05.09

CINE BRASIL
23h30 TV Cultura - Morte e Vida Severina
(Brasil, 1977)
Direção: Zelito Viana
Elenco: Tânia Alves, José Dumont, Stênio Garcia, Luiz Mendonça, Elba Ramalho, Jofre Soares.
Sinopse:A obra narra a tradicional saga dos nordestinos do sertão em direção ao mar, em busca de trabalho.
O personagem Severino, interpretado por Luiz Mendonça, atravessa o agreste e a zona da mata para fugir da seca e encontrar, em Recife, uma vida melhor. Misto de documentário e ficção de caráter social que discute a problemática popular nordestina
Bastidores: Baseada nos poemas O Rio e Morte e Vida Severina, de João Cabral de Mello Neto.
A música é de Chico Buarque de Hollanda.

SBT - O Grande Truque
(The Prestige, EUA/ Inglaterra, 2006)
Suspense - 129 min.
Direção: Christopher Nolan
Roteiro de Jonathan Nolan baseado no romance homônimo de Christopher Priest. Produzido por Christopher Nolan, Aaron Ryder, Emma Thomas para a Buena Vista - Warner Bros..Elenco: Christian Bale (Alfred Borden), Hugh Jackman (Robert Angier), David Bowie (Nikola Tesla), Scarlett Johansson (Olivia Wenscombe), Michael Caine (John Cutter), Piper Perabo (Julia Angier), Andy Serkis (Mr. Alley), Ezra Buzzington (Ticket Hawker), Edward Hibbert, Rob Arbogast (Leonard), Chris Cleveland (Will), John B. Crye (Heckler).
Sinopse: Um número de mágica é dividido em três etapas: A primeira etapa é "A Promessa". Nesta etapa, o mágico apresenta algum objeto comum, como um maço de cartas, um pássaro na gaiola, um lenço colorido, uma corda, um aquário. A segunda etapa é "A Virada". É quando algo extraordinário ocorre: o pássaro na gaiola desaparece, a assistente de palco cai num tanque cheio d'água com as mãos e as pernas amarradas, o próprio mágico some após passar por uma porta falsa. Nesta etapa o público fica em suspense, esperando pela terceira e última etapa, "O Grande Truque". No "Grande Truque" o pássaro ressurge são e salvo, a assistente de palco volta à cena e o mágico ressurge em outro lugar. É quando os espectadores, com olhares arregalados, aplaudem efusivamente e incrédulos ficam a imaginar: "como será que ele fez isso?"
Londres, 3 de abril de 1897. O mágico Milton faz pela enésima vez o número da garota que tem suas mãos e pernas amarradas por voluntários escolhidos na platéia e cai num tanque transparente cheio de água. Uma cortina desce sobre o tanque e segundos depois, quando a cortina é levantada, a assistente de palco reaparece fora do tanque com suas mãos e pernas livres.
O que a platéia não sabe é que os voluntários na verdade são Robert Angier e Alfred Borden, dois ajudantes do mágico, que fazem nós simples na corda que amarra a assistente de palco para facilitar que ela se liberte. John Cutter também faz parte da equipe: ele é o engenheiro responsável pela parte técnico-científica dos truques. Borden e Angier são também dois estudiosos interessados em conhecer todas as novidades no mundo dos truques de mágico, pois ambos estão à procura da "Mágica Perfeita". Borden acredita que a mágica exige não somente estudo e técnica, mas também sacrifício e dor ("é preciso sujar as mãos para conseguir o impossível"). Angier é casado com Julia, a assistente de palco.
Numa das exibições do mágico Milton, uma tragédia acontece: Julia não consegue se libertar dos nós das cordas e morre afogada no tanque. Esta tragédia marca profundamente Angier e Borden, que tornam-se inimigos, já que Angier desconfia que Borden deu um nó Langford duplo, difícil de desatar, nos braços de Julia, e o responsabiliza pela morte da esposa.
Meses depois, Angier e Borden, agora mágicos em ascensão, passam a sabotar um ao outro e a competir ferozmente para aprimorar seus espetáculos. Vale tudo nessa guerra que se torna uma obsessão: espionagem, roubo de diário criptografado, disfarces e pistas falsas. A rivalidade aumenta quando Borden apresenta o número do "Homem Transportado", intrigando Angier sobre qual truque estaria sendo usado. Angier, que apresenta-se como O Grande Danton, viaja até os Estados Unidos para encontrar-se com Nikola Tesla (1856-1943) em busca da base científica para a construir uma máquina de teletransporte.
The Prestige estreou em 3 de novembro de 2006.
Bastidores: - Recebeu 2 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte.





Nenhum comentário: