Primo Basílio

(Brasil, 2007) [HD]
Direção: Daniel Filho
Roteiro de Euclydes Marinho, com colaboração de Rafael Dragaud, baseado em adaptação de Daniel Filho e Euclydes Marinho de romance de Eça de Queiroz. Elenco: Débora Falabella (Luísa), Fábio Assunção (Basílio), Glória Pires (Juliana), Reynaldo Gianecchini (Jorge), Guilherme Fontes (Sebastião), Simone Spoladore (Leonor), Zezeh Barbosa (Joana), Laura Cardoso (Vitória), Gracindo Junior (Castro), Ancelmo Vasconcelos (Policial), Ana Lúcia Torre (Vizinha) .
Sinopse: São Paulo, 1958. Luísa (Débora Falabella) é uma jovem romântica e sonhadora que é casada com Jorge (Reynaldo Gianecchini), um engenheiro que está envolvido na construção de Brasília. Um dia Luísa reencontra Basílio (Fábio Assunção), seu primo e também sua paixão de juventude. Quando Jorge é chamado a trabalho para Brasília, Luísa fica em casa apenas com a companhia das empregadas Juliana (Glória Pires) e Joana (Zezeh Barbosa). Basílio passa a visitá-la frequentemente, conquistando-a com as histórias de suas viagens. Logo as saídas de ambos viram fofoca na vizinhança. Até que Juliana encontra as cartas de amor trocadas entre os primos e, de posse delas, passa a chantagear Luísa para conseguir uma generosa aposentadoria.



A Cidade é Uma Só

(Brasil, 2011)
79 min
Direção: Adirley Queirós
Sinopse: Reflexão sobre os 50 anos de Brasília, tendo como foco a discussão sobre o processo permanente de exclusão territorial e social que uma parcela considerável da população do Distrito Federal e do Entorno sofre, e de como essas pessoas restabelecem a ordem social através do cotidiano. O ponto de partida dessa reflexão é a chamada Campanha de Erradicação de Invasões (CEI), que, em 1971, removeu os barracos que ocupavam os arredores da então jovem Brasília.
Estreou no dia 12 de julho de 2013

quinta 25 de fevereiro de 2016

SESSÃO DA TARDE

15h09 Globo - Brigada 49
(Ladder 49, EUA, 2004)
Direção: Jay Russell
Elenco: Joaquin Phoenix (Jack Morrison), John Travolta (Capitão Mike Kennedy), Jacinda Barrett (Linda Morrison), Robert Patrick (Lenny Richter), Morris Chestnut (Tommy Drake), Billy Burke (Dennis Gauquin)
Sinopse: Jack Morrison (Joaquin Phoenix) é um bombeiro inexperiente, que ingressou na corporação há pouco tempo. Logo ele faz amizade com os companheiros de tropa, seguindo à risca as ordens de seu chefe e mentor, o capitão Mike Kennedy (John Travolta). Ao mesmo tempo em que se arrisca ao realizar seu trabalho, Jack precisa lidar com as constantes reclamações de sua esposa, Linda (Jacinda Barrett), que lhe pede mais atenção. Quando Jack fica preso no pior incêndio que já enfrentou, ele começa a avaliar sua vida e as coisas que mais preza, sua família e sua carreira.


Pecados do Passado
(Sins of the Father, EUA, 2002) - feito para a TV
Direção: Robert Dornhelm
Elenco:
Richard Jenkins, Connor Price, Ving Rhames, Colm Feore, Lachlan Murdoch, Tom Sizemore
Sinopse: A história de um filho de ativista preconceituoso que desde a infância silencia sobre crimes cometidos pelo pai. Quando quatro negras morrem em atentado a bomba contra a igreja afro-americana de Birmingham, Arizona, o jovem decide revelar o que sabe.

15h40 Globo - Os Irmãos Id & Ota
(Meet the Deedles, EUA, 1998)
Direção: Steve Boyum
Elenco: Paul Walker, Steve Van Wormer, John Ashton, A. J. Langer, Robert Englund, Dennis Hopper
Sinopse: Em visita ao parque Yellowstone, dois irmãos surfistas e idiotas de nascença, são confundidos com os novos guardas florestais. No novo posto, enlouquecem os turistas, criam grandes balbúrdias e, ainda por cima, têm que enfrentar um perigoso vilão, que quer destruir o local.

FILMES NO SBT - de 23 a 27 de fevereiro de 2016


CINE ESPETACULAR
SBT - Fúria Sobre Rodas
(Drive Angry, EUA, 2011)
Direção: Patrick Lussier
Elenco: Nicolas Cage, Amber Heard, William Fichtner, Billy Burke
Sinopse: Milton vai pro inferno e tem sua filha assassinada ao se envolver com um líder de um culto de magia negra. Agora, após anos de prisão, ele tem dois objetivos: vingar-se de Jonas e resgatar sua neta, que está prestes a ser sacrificada. Para ajudá-lo, a sexy Piper cruza seu caminho com seu potente carro. A dupla corre contra o tempo e não se intimida com os obstáculos!

TELA DE SUCESSOS
SBT - Hard Luck - Jogo Sujo
(Hard Luck, EUA, 2006)
Direção: Mario Van Peebles
Elenco: Wesley Snipes, Cybill Shepherd, Luis Guzmán, Mario Van Peebles, James Hiroyuki Liao, Adrian Washington, Kevin Chapman
Sinopse: Lucky é um ex-presidiário que está tentando se redimir, mas a falta de sorte acaba atravessando o seu caminho. Ao celebrar o aniversário de um gangster, ele acaba caindo em uma perigosa armadilha que o coloca em um jogo de gato e rato ao ser perseguido por policiais corruptos. Nessa, ele acaba roubando uma bolada de dinheiro, seqüestra uma dançarina e se envolve em um confronto com a lei, um perigoso assassino e ainda um casal de assassinos em série.

CINE BELAS ARTES
SBT - Stallone Cobra
(Cobra, EUA, 1985)
Direção: George P. Cosmatos.
Elenco: Sylvester Stallone, Brigitte Nielsen. John Herzfeld, Brian Thompson e David Rasche.
Sinopse: Cobra é um policial durão de Los Angeles. Por ser especialista em psicopatas, está sempre a frente das mais perigosas e ousadas missões envolvendo o submundo do crime. Uma onda de assassinatos intriga a polícia. A bela modelo Ingrid presencia o ataque de uma gangue, o que poderia ajudar a polícia a desvendar outros crimes e, por isso, ela se torna o alvo dos marginais. Para protegê-la, Cobra é escalado.

terça 23/02/2016

CORUJÃO
3h16 Globo - Steal - Fuga Alucinada
(Steal, França/ Inglaterra/ Canadá, 2002)
Direção: Gerard Pires
Elenco: Stephen Dorff, Natasha Henstridge, Bruce Payne, Steven Berkoff, Cle Bennett, Karen Clichê
Sinopse: Uma quadrilha de 4 jovens, encabeçada pelo engenhoso Slim, planeja e executa na perfeição arriscados assaltos a bancos, fugindo dos locais de modo desportivamente radical, com skate e snowboard. Enquanto procuram desfazer-se de uns títulos que, inadvertidamente, levaram do primeiro banco, são perseguidos por um policial corrupto e perverso que procura usar os jovens para seu benefício financeiro, e pelo reverendo Surtayne, um sádico assassino, encarregado de reaver os títulos desaparecidos para a máfia soviética.

terça 16 de fevereiro de 2016

CINE ESPETACULAR
23h15 SBT - Ladrão de Diamantes
(After the Sunset, EUA, 2004)
Direção: Brett Ratner
Elenco: Pierce Brosnan, Salma Hayek, Woody Harrelson, Don Cheadle, Naomie Harris, entre outros
Sinopse: Após um bem sucedido roubo, Max Burdett (Pierce Brosnan) decide deixar o mundo do crime e aproveitar a vida em uma paradisíaca ilha ao lado de sua namorada Lola (Salma Hayek). Porém Stanley P. Lloyd (Woody Harrelson), um agente do FBI que persegue Max há muito tempo, parte também para a ilha na intenção de assegurar que Max irá cumprir a promessa de encerrar sua carreira criminosa. Só que logo depois Max e Stanley iniciam um novo jogo de gato e rato.

sábado 13 de fevereiro de 2016

CORUJÃO
4h31 Globo - Splash: Uma Sereia em Minha Vida
(Splash, EUA, 1984)
Direção: Ron Howard
Elenco
: Tom Hanks, Daryl Hannah, Eugene Levy, John Candy, Dody Goodman
Sinopse: Allen Bauer é um rapaz decepcionado com a vida amorosa que depois de sofrer um acidente em alto mar é salvo por Madison. Ela é tudo o que ele sempre quis na vida. Ele também. O par perfeito. Ou melhor, seria, se ela não fosse uma sereia.

sexta 12 de fevereiro de 2016

SUPER TELA
22h30 Record - A Intérprete
(The Interpreter, EUA, 2004)
Direção: Sydney Pollack
Elenco
: Nicole Kidman, Sean Penn, Catherine Keener, Jesper Christensen, Maz Jobrani, Tsai Chin.
Sinopse: Intérprete das Nações Unidas, a poliglota Silvia Broome (Nicole Kidman) ouve, por acaso, uma ameaça de morte a um chefe de estado africano, planejada para acontecer na Assembléia Geral das Nações Unidas. A conversa é ouvida num raro dialeto que poucas pessoas além de Silvia, nascida na África, podem entender.
O diálogo cifrado parece indicar um plano secreto para assassinar o presidente de Mutombo, república imersa em uma guerra civil, cujo líder político está prestes a ser denunciado por crimes contra a humanidade. O político, em uma tentativa desesperada para evitar o tribunal, vai fazer um pronunciamento na ONU dentro de alguns dias.
A frase "O professor nunca sairá da sala dele vivo" tem o poder, de um instante para o outro, de virar a vida de Silvia de cabeça para baixo. Sob a proteção do agente federal Tobin Keller (Sean Penn), o mundo de Silvia transforma-se num verdadeiro pesadelo. À medida que mergulha no passado de sua testemunha e em seu mundo secreto de conexões internacionais, Keller só encontra razões para desconfiar dela, e passa a suspeitar que a intérprete esteja envolvida na conspiração. Silvia é uma vítima? Uma suspeita? Ou será algo muito diferente disso? E Tobin poderá protegê-la com toda essa desconfiança? Apesar de precisarem um do outro para deter uma terrível crise internacional, Silvia e Tobin são pessoas totalmente diferentes. A força dela está nas palavras, na diplomacia e nas sutilezas do significado, enquanto Tobin é pura ação e instinto.

SUPERCINE





(Date Night, EUA, 2010)
Direção: Shawn Levy
Elenco: Steve Carell, Tina Fey, Mark Wahlberg, Taraji P. Henson, Jimmi Simpson, Ray Liotta, James Franco, Mila Kunis, J.B. Smoove
Sinopse: Phil e Claire Foster  já estão casados e com filhos e o relacionamento caiu na rotina. Decidido a mudar o cenário de "falta de emoções", ele a convida para um restaurante super badalado e, sem mesa reservada, eles assumem o lugar dos Tripleton, um casal que parecia ter faltado ao compromisso. Só não contavam com o fato de que os donos da tal mesa são procurados por um mafioso à procura de um pen drive com conteúdo comprometedor e, assim, a noite que era para ser divertida vira um salve-se quem puder pelas ruas de Nova York.
Notas da Crítica:
Marcelo Hessel, do site Omelete: 3/5 - "(...)Uma Noite Fora de Série não promete nada que não consiga cumprir. Tem ação, comédia, vergonha alheia, não se apega ao politicamente correto e por tudo isso deve agradar aos fãs de Tina Fey e Steve Carell. Pode não ser fora de série como promete o título, mas é certamente uma boa noite fora."

Silvio Pilau, do site Cineplayers: 5/10 - "(...)Mesmo despretensioso e inofensivo, Uma Noite Fora de Série jamais chega a ser uma comédia recomendável. As risadas estão presentes em momentos ocasionais, mas só isso é muito pouco para sustentar uma narrativa que sofre pela escassez de ideias.(...)"

Régis Trigo, do site Cineplayers: 5/10 - "O filme cresce nos momentos em que o casal central fala sobre suas intimidades e as expectativas de um em relação ao outro. Infelizmente o roteiro troca esses instantes mais verdadeiros, por sequências genéricas de ação e de humor mais visual. "

Alexandre Koball, do site Cineplayers: 4/10 - "Apenas esporadicamente engraçado (consegue ser moderadamente divertido), mas fora isso feio, clichê e de roteiro medíocre."


CORUJÃO

2h23 Globo - Antes Só do Que Mal Casado
(The Heartbreak Kid, EUA, 2007)
Direção: Peter Farrelly e Bobby Farrelly
Elenco: Ben Stiller, Michelle Monaghan, Jerry Stiller, Malin Akerman, Carlos Mencia, Scott Wilson, Danny R. McBride.
Sinopse: Eddie Cantrow (Ben Stiller) é um solteirão que sofre pressão do pai e dos amigos para se comprometer. Ao conhecer Lila (Malin Akerman), ele acredita ter, finalmente, encontrado a garota certa e decide se casar o mais rápido possível. Mas, já na lua-de-mel, ele descobre que sua esposa não é nada daquilo que aparentava. Em meio a esse pesadelo, Eddie conhece Miranda (Michelle Monaghan) e, dessa vez, acredita ter encontrado a mulher dos seus sonhos.
Estreou no dia 09 de novembro de 2007
Notas da Crítica:

Inácio Araujo, Guia da Folha: 4/4

Paulo Santos Lima, Folha Ilustrada: 4/4

Eduardo Valente, Paisà: 4/5
Sérgio Alpendre, Paisà: 4/5
Cassio Starling Carlos, Guia da Folha: 3/4
Gilberto Silva Jr., Contracampo: 3/4
Marina Person, Guia da Folha: 3/4
Sergio Rizzo, Guia da Folha: 3/4
Eduardo valente, Paisà: 3/5
Guilherme Martins, Paisà: 3/5
Raphaela Ximenes, Almanaque Virtual: 3/5
Tatiane Crescêncio, Cineplayers: 6/10
Thiago Vetromille, Pílula Pop: 60/100

Alexandre Koball, Cineplayers: 5/10
Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 2,5/5
Christian Petermann, Guia da Folha: 2/4
Daniel Pilon, Pilog: 2/4Rodrigo Salem, SET: 5/10
Filipe Furtado, Paisà: 1/5
Marcelo Hessel, Omelete: 2/5
Ruy Gardnier, Contracampo: 1/4

ÍNDICE NC: 6,17/21

Mundo invisível


(Brasil, 2011)
Sinopse: A convite da Mostra Internacional de Cinema, dez dos mais renomados diretores do mundo apresentam sua visão sobre a invisibilidade no mundo de hoje em segmentos filmados na cidade de São Paulo.

Do Visível ao Invisível, de Manoel de Oliveira
Com ironia e fino humor, acompanhamos o reencontro surpreendente de dois amigos, Ricardo e Leon, na Avenida Paulista, coração de São Paulo. Um é português, de passagem pelo Brasil, e o outro é brasileiro. Eles tentam conversar, mas ora o celular de um, ora o do outro toca, impedindo a conversa de se completar. Finalmente, eles decidem telefonar um ao outro para poder se comunicar. Falam da vida, da ética, do amor, da amizade e dos tempos que correm, cercados pelo ritmo incessante da cidade, com seus automóveis e pessoas que não podem parar.

Tributo ao Público de Cinema, de Jerzy Stuhr
O diretor polonês Jerzy Stuhr presta uma homenagem às plateias de cinema, filmando o público de uma das sessões de seu filme O Tempo de Amanhã (2003) na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Ator, Stuhr sente falta da reação da plateia da sala.

Gato Colorido, de Guy Maddin
O vazio e o movimento no Cemitério da Consolação, em São Paulo, contrastados pelas imagens de seu morador, um gato preto, e os visitantes de um feriado de Finados.

Fábula – Pasolini em Heliópolis, de Gian Vittorio Baldi
Em 1968, o cineasta Pier Paolo Pasolini e seu produtor Gian Vittorio Baldi queriam filmar a vida do apóstolo São Paulo na periferia de uma grande cidade. 40 anos depois, essa memória volta ao produtor na cidade de São Paulo e ele decide visitar Heliópolis.

Tekoha, de Marco Bechis
A mata nativa do Parque Trianon, em plena Avenida Paulista, no coração de São Paulo, é redescoberta por índios Guarani-Kaiowá em sua visita à cidade. Quando eles saem do parque, são cercados por transeuntes curiosos.

Ver ou não ver, de Wim Wenders
Há algum tempo, Yasmin, Itamara e Dandara teriam ido para uma escola de cegos. Graças ao pioneiro programa desenvolvido pela doutora Silvia Veitsman, do Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo, que ensina crianças a usarem a visão residual desde cedo, as três meninas agora vão para escolas comuns.

Aventuras do Homem Invisível, de Maria de Medeiros
Um café da manhã servido numa bandeja avança pelos corredores de um hotel de luxo, num tilintar de louça. Abre portas de intimidades expostas sem pudor sob o olhar de um garçom, o homem que deve ser invisível e que por vezes vê mais do que queria.

Céu Inferior, de Theo Angelopoulos
O submundo do centro e dos subterrâneos de São Paulo e seus habitantes quase imperceptíveis. O colorido da arte urbana do grafite na melancolia do mundo exterior sem redenção, e o peso da consciência divina.

Yerevan - O Visível, de Atom Egoyan
Um homem vai a Yerevan, capital da Armênia, para resgatar a história de seu avô desaparecido. Ele leva um cartaz e uma série de fotos, à procura de mais informações, até a praça central da cidade (Praça da República, antiga Praça Lênin). Lá, ele chama atenção de um senhor que encontra, entre suas fotos, um velho amigo, morto naquela mesma praça, em uma repressão nunca divulgada no Brasil.

O Ser Transparente, de Laís Bodanzky
Para o japonês Yoshi Oida, criador do conceito do “ator invisível”, um ator consegue uma grande interpretação quando o espectador não o enxerga em cena. Misturando arte e documentário, o filme faz uma investigação sobre o trabalho do ator por meio de entrevistas como a de Monja Coen e performances como a do ator Lee Thalor.

sexta 5 de fevereiro de 2016

SUPER TELA

22h30 Record - Robin Hood
(Reino Unido, EUA, 2010)
Direção: Ridley Scott
Elenco: Russell Crowe, Mark Strong, Matthew Macfadyen, Cate Blanchett, Kevin Durand, Danny Huston, William Hurt, Max von Sydow
Sinopse: Robin Longstride (Russell Crowe) integra o exército do rei Ricardo Coração de Leão (Danny Huston), que está em plenas cruzadas. Após a morte do rei, ele consegue escapar juntamente com alguns companheiros. Em sua tentativa de fuga eles encontram Sir Robert Loxley (Douglas Hodge), que tinha por missão levar a coroa do rei a Londres. Loxley foi atacado por Godfrey (Mark Strong), um inglês que serve secretamente aos interesses do rei Filipe, da França. À beira da morte, Loxley pede a Robin que entregue a seu pai uma espada tradicional da família. Ele aceita a missão e, vestido como se fosse um cavaleiro real, parte para Londres.
Estréia: 14 de maio de 2010