QUARTA 09.10.13

CLUBE DO FILME
0h TV Cultura - ADEUS ÀS ARMAS
(Farewell to Arms, EUA, 1957)
Direção: Charles Vidor
Elenco: Rock Hudson, Jennifer Jones, Vittorio de Sica
Sinopse: No inverno de 1917, um americano motorista de ambulâncias (Rock Hudson) se alista no exército italiano e é ferido em ação. Ele recebe os cuidados de uma bela e jovem enfermeira (Jennifer Jones). Quando percebem que estão apaixonados, tentam fugir dos horrores da guerra indo para a Suíça em busca de paz e felicidade. Lá o destino aguarda para perturbar seus planos.
Esta tocante e trágica história de amor, baseada no famoso romance de Ernest Hemingway foi levada às telas em uma produção espetacular de David O. Selznick (o produtor de "... E o Vento Levou"), e conta ainda com fantásticas cenas de ação.
FESTIVAL DE SUCESSOS
2h15 Globo - Trovão Tropical
(Tropic Thunder, EUA, 2008)
Direção: Ben Stiller
Elenco: Ben Stiller, Trieu Tran, Robert Downey Jr., Jack Black, Brandon T. Jackson, Jay Baruchel, Nick Nolte, Danny R. McBride, Steve Coogan, Bill Hader, Brandon Soo Hoo, Reggie Lee, Tom Cruise, Matthew McConaughey
Sinopse: No outono de 1969 uma equipe de elite do exército norte-americano formada por 10 homens super treinados desembarcaram no Vietnã para uma missão ultra-secreta. Deles, somente 4 retornaram. Dos quatro, três escreveram livros dos quais somente um foi transformado em roteiro e deu origem a um filme: Trovão Tropical, escrito por um militar conhecido somente como "4 Folhas".
Trovão Tropical ganhou um orçamento milionário e começou a ser filmado pelo diretor iniciante Damien Picardi, com a supervisão do chefe de estúdio Les Grossman. O elenco reunia um time de primeira, composto por Tugg Speedman, um musculoso herói de ação que deseja se tornar respeitado como ator dramático e que vem de um fracasso de crítica chamado "Simplesmente Jack", em que tentou interpretar um doente mental, Kirk Lazarus, australiano cinco vezes vencedor do Oscar, que passou por um procedimento cirúrgico para se tornar negro e aceitar o papel, o gorducho Jeff Portnoy, comediante de filmes B, viciado em drogas e com fama de 'flatulento", o cantor de rap que tenta ingressar na carreira de ator Alpa Chino e o novato Kevin Sandusky.
O fato é que o elenco cheio de estrelas e o orçamento milionário não conseguiram render um bom processo de produção, e o diretor, juntamente com o roteirista, ameaçados de perder o emprego, decidiram mudar tudo, transformando as filmagens numa espécie de reality show, abandonando os atores no meio de uma floresta no Vietnã com câmeras escondidas por todos os cantos.
Mas algo dá errado e as coisas saem de controle quando Tugg Speedman é raptado pelo grupo de traficantes vietnamitas de drogas "Dragão em Chamas" que mantém uma aldeia no meio de uma plantações de papoulas.
Notas da Crítica:
Raphaela Ximenes, Almanaque Virtual: 5/5
Roberto Sadovski, SET: 9/10
Marcelo Forlani, Omelete: 4/5
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 4/5
Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 3/5

SESSÃO DA TARDE
16h05 Globo - Procura Obsessiva
(Little Girl Lost: The Delimar Vera Story, EUA, 2008) - feito para a TV
Direção: Paul A Kaufman
Elenco: Judy Reyes, Ana Ortiz, Hector Luis Bustamante, Marlene Forte, A Martinez, Jillian Bruno
Sinopse: A história real de uma mãe, Luz Cuevas (Judy Reyes), que luta para provar que sua filha não morreu em um incêndio quando era bebê. Seis anos após o desaparecimento de sua filha, Luz a reencontra com outra família e vê que ela foi, de fato, seqüestrada.

As Melhores Coisas do Mundo

(Brasil, 2010)
Direção: Laís Bodansky
Elenco:
 Denise Fraga , Paulo Vilhena , Caio Blat , Francisco Miguez , Gabriela Rocha, Fiuk, Zé Carlos Machado, Gabriel Illanes 
Sinopse: Hermano, o Mano (Francisco Miguez) é um garoto de 15 anos, irmão caçula de Pedro (Fiuk). Os dois têm uma vida tranquila, estudando no mesmo colégio e curtindo as aventuras da adolescência com os colegas. Pedro tem um blog, o Girassóis no Escuro dedicado a poesia e a literatura de modo geral. 
Mano e Pedro ficam abalados ao saber que o casamento de seus pais (Denise Fraga e Zé Carlos Machado), ambos professores, está com os minutos contados. 
Mano divide as dores com os amigos na escola, como Deco (Gabriel Illanes) e especialmente Carol (Gabriela Rocha). Carol, que é sua confidente, está apaixonada pelo professor de Física, Artur (Caio Blat). 
Apaixonado por Valéria, que ele considera a garota mais bonita da escola, Mano sonha em poder atrair sua atenção. Pensa em fazer isso pela música. Assim, aprende violão com um professor, Marcelo (Paulo Vilhena), mas insiste para que este o deixe tocar guitarra, que é o seu projeto. 
As "notícias da escola" são documentadas no blog da Dri Novaes, uma blogueira que faz coberturas de festas de debutantes, eleições do Grêmio e fofocas e babados em geral, com ênfase para as pautas deste último item, que em geral surgem no mural do pátio central. 
A tensão aumenta quando começam a circular pela "rede" fotos íntimas da garota dos sonhos de Mano. Pouco depois, ele próprio e o irmão, em crise de relacionamento com a namorada, são submetidos a outro tipo de constrangimento quando começam a circular boatos sobre a sexualidade de seu pai. Neste ponto, o filme abre espaço para uma visão bem honesta do preconceito, sem procurar dar lições. 
Baseado na série de livros "Mano", de Gilberto Dimenstein e Heloísa Prieto. 
Bastidores: Vencedor de oito prêmios no Cine-PE, o Festival de Recife: melhor filme, direção (Laís Bodanzky), ator (Francisco Miguez), roteiro (Luiz Bolognesi), fotografia (Mauro Pinheiro Jr.), direção de arte (Cássio Amarante), edição de som (Alessandro Laroca) e o prêmio da crítica. 

SEGUNDA 07.10.13


SESSÃO DE GALA
2h20 Globo - O Dólar Furado
(Un dollaro bucato, Itália/ França, 1965)
Direção: Giorgio Ferroni
Elenco: Giuliano Gemma, Ida Galli, Pierre Cressoy
Sinopse: Após a guerra civil um soldado retorna da guerra para lutar uma outra em casa. Sem que ele soubesse, seu irmão transformou-se num pistoleiro infame chamado "Black Jack", que derrota os pistoleiros locais. O ex-combatente concorda em fazer uma emboscada para matar "Black Jack". E somente aí descobre quem realmente é o fora-da-lei. Com vingança no coração, ele se volta contra seus empregadores...


DOMINGO 06.10.13

TEMPERATURA MÁXIMA
12h25 Globo - Arthur e os Minimoys
(Arthur et les Minimoys, França, 2006)
Direção: Luc Besson
Elenco: Freddie Highmore , Mia Farrow , Ron Crawford , Penny Balfour , David Bowie
Sinopse: Arthur (Freddie Highmore) é um garoto de 10 anos que tem por missão evitar que a casa de sua avó (Mia Farrow) seja destruída. Fascinado pelas histórias de seu avô sobre a terra dos Minimoys, o pequenino povo que habita seu jardim, Arthur decide procurar seus tesouros escondidos. Porém a terra dos Mimimoys também está ameaçada, o que faz com que Arthur tenha que ajuda a princesa Selenia a enfrentar o vilão Maltazard.


SÁBADO 05.10.13

CORUJÃO
3h45 Globo - O Sacrifício
(Wicker Man, EUA, 2006)
Direção: Neil LaBute
Elenco: Nicolas Cage (Edward Maulis), Ellen Burstyn (Irmã Summersisle), Molly Parker, Leelee Sobieski (Honey), Kate Beahan (Willow Woodward), Paul Becker (Bee Keeper), Christa Campbell (Donna), Frances Conroy (Dr. Moss), Diane Delano (Irmã Beech), Erika-Shaye Gair (Rowan), Sophie Hough (Daisy), George Murphy (Líder Comunitário), Robert Musnicki (Capitão), Tania Saulnier (Atendente)
Sinopse: Uma jovem garota desaparece misteriosamente. Investigando, o Sargento Howie viaja para uma remota ilha da costa do Maine, onde conhece uma seita religiosa de uma pequena comunidade. Não tarda para que ele descubra uma sociedade secreta que realiza bizarros rituais pagãos.
Baseado no filme `O Homem de Palha`, de 1973, dirigido por Robin Hardy.




CINE BRASIL
23h15 TV Cultura - Carnival no Meu Quintal
(Brasil, 2011)
Documentário - 70 min
Direção: Alex Miranda
Sinopse: Com uma linguagem documental e dinâmica será mostrado a energia do carnaval de Salvador que contagia o universo musical e é uma das maiores festas do planeta. A explosão na avenida, os encontros nas praias e a visão de quem participa desse evento - revelando diferentes e imprevisíveis momentos dessa festa brasileira singular.
Bastidores: Exibido na 35a. Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2011)

CINE BELAS ARTES
23h30 SBT - Trilhos do Destino
(Rails & Ties, EUA, 2007)
Direção: Alison Eastwood
Elenco: Kevin Bacon, Marcia Gay Harden, Miles Heizer, Marin Hinkle, Eugene Byrd, Bonnie Root, Steve Eastin, Laura Cerón, Margo Martindale
Sinopse: Tom (Kevin Bacon) e Megan Stark (Marcia Gay Harden) sempre acreditaram que teriam tempo para realizar as coisas que gostariam, como ter filhos, viajar para São francisco e corrigir os erros de seu casamento. Mas Megan adoeçe e Tom descobre uma incapacidade de enfrentar a possibilidade de perder o tempo que sempre acharam que teriam. Para fugir disso, Tom resolve se entregar ao trabalho como engenheiro por acreditar que, pelo menos lá, pode ter o controle de tudo.

SEXTA 04.10.13



CINE FAMÍLIA 22h15 SBT - Canguru Jack (Kangaroo Jack, EUA, 2003) Direção: David McNally Elenco: Jerry OConnell, Anthony Anderson, Estella Warren, Mike Shannon, Bill Hunter, Christopher Walken S Sinopse: Charlie Carbone e Louis Booker são amigos desde a infância, no Brooklin, quando Louis salvou Charlie de um afogamento. Desde então Louis "usa" esse "crédito" para explorar o amigo Charlie. O padrasto mafioso de Charlie, com segundas intenções, confia a ele (e Louis o acompanha) uma entrega na Austrália. Os dois acreditavam que até curtiriam a viagem, mas quando descobrem que transportavam 50 mil dólares a aventura começa a mudar de rumo. Mas tudo só piora quando "conhecem" Jack, um irreverente canguru que veste a jaqueta vermelha de Louis e sai pulando com o dinheiro deserto afora. Assim começa uma hilária corrida em busca do dinheiro perdido!!! v

TELA DE SUCESSOS
23h SBT - Canguru Jack
(Kangaroo Jack, EUA, 2003)
Direção: David McNally
Elenco: Jerry OConnell, Anthony Anderson, Estella Warren, Mike Shannon, Bill Hunter, Christopher Walken S
Sinopse: Charlie Carbone e Louis Booker são amigos desde a infância, no Brooklin, quando Louis salvou Charlie de um afogamento. Desde então Louis "usa" esse "crédito" para explorar o amigo Charlie. O padrasto mafioso de Charlie, com segundas intenções, confia a ele (e Louis o acompanha) uma entrega na Austrália. Os dois acreditavam que até curtiriam a viagem, mas quando descobrem que transportavam 50 mil dólares a aventura começa a mudar de rumo. Mas tudo só piora quando "conhecem" Jack, um irreverente canguru que veste a jaqueta vermelha de Louis e sai pulando com o dinheiro deserto afora. Assim começa uma hilária corrida em busca do dinheiro perdido!!! CORUJÃO II
O GUARDIÃO 3: A MALDIÇÃO DO CÁLICE DE JUDAS
(The Librarian: The Curse of the Judas Chalice, EUA, 2008)
Direção: Jonathan Frakes
Elenco: Noah Wyle, Bruce Davison, Stana Katic, Bob Newhart, Jane Curtin, Dikran Tulaine
Sinopse: Aparentemente um bela e jovem cantora de jazz de um clube em Nova Orleans, Simone é na verdade uma vampira de mais de 400 anos. Sua missão é proteger a chave que guarda uma das pistas que levam ao Cálice de Judas, e seu sonho é vingar-se do cruel vampiro que a condenou a vagar a noite por toda a eternidade. Simone junta-se a Flynn na busca pelo Cálice, tentando superar os vilões que querem fazer mau uso dele.

SESSÃO DA TARDE
14h45 Globo - O Casamento do Meu Melhor Amigo
(My Best Friend's Wedding, EUA, 1997)
Direção: P J Hogan
Elenco: Julia Roberts, Dermot Mulroney, Cameron Diaz, Rupert Everett, Philip Bosco, M Emmet Walsh
Sinopse: Julianne e Michael combinaram que, se ambos continuas – sem solteiros quando completassem 30 anos, se casariam. Quando recebe um telefonema do amigo, as vésperas da fatídica data, anunciando que esta prestes a se casar, mas com outra, Juliane se descobre apaixonada por ele e aceita o convite para ser madrinha, mas com segundas intenções.



FESTIVAL DE SUCESSOS

FESTIVAL DE SUCESSOS
1h55 Globo - Segundo em Comando
(Second In Command, EUA/Romênia, 2006)
Direção: Simon Fellows
Elenco: Jean-Claude Van Damme, Julie Cox, Alan McKenna, Razaaq Adoti, Velibor Topic, William Tapley
Sinopse: Ex-soldado da Marinha americana com experiências em combate assume sua nova posição em uma turbulenta nação da Europa Oriental. Lá, se depara com uma situação caótica: rebeldes muito bem armados tomaram conta da capital do país, mataram o embaixador norte-americano e estão ameaçando eliminar o novo presidente e sua frágil democracia. Ele precisa, então, encontrar uma maneira de acabar com a rebelião antes que a embaixada seja destruída.

QUARTA 02.10.13

CLUBE DO FILME
0h TV Cultura - Adorável Pecadora
(Let's Make Love, EUA, 1960)
Direção: George Cukor
Elenco: Marilyn Monroe, Yves Montand, Tony Randall, Frankie Vaughan, Wilfrid Hyde White, David Burns, Michael David, Mara Lynn, Dennis King Jr., Joe Besser, Oscar Beregi Jr., Milton Berle, Harry Cheshire, Jackie Lee 'Waukeen' Cochran, John Craven
Sinopse: Comédia sobre uma farsa nos bastidores teatrais, que traz Marilyn como Amanda, uma atriz de sinceridade desconcertante que ensina a Jean-Marc Clement, um magnata internacional, que o dinheiro não pode comprar o amor.
Bastidores: Participações especiais de Milton Berle - que pagou para colocar cartazes em Hollywood sugerindo seu próprio nome para o Oscar de coadjuvante -, Bing Crosby e Gene Kelly.
Curiosidades: o roteiro foi revisado pelo dramaturgo Arthur Miller, que deu mais ênfase ao personagem de Marilyn, então sua esposa - por isso Gregory Peck acabou desistindo do projeto; Marilyn, aliás, estava grávida pela segunda vez de Miller, o que fez o diretor George Cukor filmar várias vezes a barriga da atriz - que acabou perdendo o bebê.


TERÇA 01.10.13

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NA CULTURA
0h30 TV Cultura - Almas à Venda
(Cold Souls, EUA/França, 2009)
Direção: Sophie Barthes
Elenco: Paul Giamatti, Dina Korzun, Emily Watson, David Strathairn
Sinopse: Em meio a uma crise existencial, Paul, um famoso ator, procura solução num laboratório particular, conhecido como Armazém das Almas. O local oferece aos nova-iorquinos alívio para almas cansadas e o artista decide extrair a sua. Depois de uma tentativa fracassada de viver e atuar sem uma alma, o homem aluga a suposta alma de um poeta russo. As coisas tomam um rumo inesperado quando ele encontra Nina, uma russa contrabandista de almas.
SESSÃO BRASIL
2h20 Globo - O Contador de Histórias
(Brasil, 2009)
Direção: Luiz Villaça
Elenco:
Maria de Medeiros (Margherit), Daniel Henrique (Roberto Carlos Ramos - 6 anos de idade), Paulinho Mendes (Roberto Carlos Ramos - 13 anos de idade), Cleiton Santos (Roberto Carlos Ramos - adulto), Malu Galli (Pérola), Ju Colombo (Mãe de Roberto Carlos Ramos), Daniel Henrique da Silva (Samuel - 6 anos de idade), Ricardo Perpétuo (Samuel - 13 anos de idade), Matheus de Freitas (Cabelinho de Fogo - 13 anos de idade), Victor Augusto da Silva (Cabelinho de Fogo - 17 anos de idade), Teuda Bara (Judith), Jacqueline Obrigon (Psicóloga), Luciana Carnieli (Assistente da psicóloga), Chico Díaz (Camelô), Paulo Federal (Porteiro), Maurício Marques (Bedel 1), Laerte Mello (Bedel 2), Rhena de Faria (Faxineira), Cesar Lopes (Jardineiro), Montanha Carvalho (Acrobata)
Sinopse: Baseado em fatos reais.
Belo Horizonte, 1978. Roberto Carlos, menor atendido pela FEBEM, é recapturado pela enésima vez, depois de mais uma tentativa de fuga. Com 13 anos ele é considerado um "caso perdido" pela assistente social chefe ... mas não pela pedagoga e pesquisadora francesa Margherit, que se interessa pela condição do garoto e resolve investigar a sua história.
Margherit não podia escolher melhor seu "pesquisado", já que desde os 6 anos, Roberto Carlos Ramos já demonstrava enorme talento para contar histórias. Caçula de dez irmãos e morador de favela, foi o "escolhido" por sua mãe para ir viver numa nova instituição anunciada pelo governo como uma oportunidade para aqueles que viviam na pobreza.

SEGUNDA 30.09.13

DOMINGO MAIOR
0h35 Globo - O Vidente(Next, EUA, 2007)
Direção: Lee Tamahori
Elenco: Nicolas Cage, Julianne Moore, Nicolas Pajon, Paul Rae, Jessica Biel, Thomas Kretschmann, Peter Falk, Michael Trucco.
Sinopse: O maior tormento de Cris Johnson (Nicolas Cage) é um segredo que tentar guardar desde que era criança: ele é capaz de ver o que irá acontecer (com poucos minutos de antecedência) no futuro. Farto de todos os exames que fazia quando jovem, o que chamou a atenção do governo americano, ele decide mudar de nome e vai trabalhar como mágico em Las Vegas. Mas quando um terrorista ameaça detonar um bomba em Los Angeles, a agente Callie Ferris (Julianne Moore) fará de tudo para convence-lo a ajudar o governo e tentar evitar uma tragédia.
Estreou nos cinemas no dia 28 de setembro de 2007.
Notas da Crítica:
Tony Tramell, Almanaque Virtual: 3/5Marcelo Hessel, Omelete: 2/5
Silvio Pilau, Cineplayers: 3/10Miguel Barbieri Jr., Veja SP: 1/5

SÁBADO 28.09,13

CINE MAIOR
20h30 Record - Serenity : A Luta pelo Amanhã
(Serenity, EUA, 2005)
Direção: Joss Whedon
Elenco: Nathan Fillion, Gina Torres, Alan Tudyk, Morena Baccarin
Sinopse: 500 anos no futuro, em um universo dividido por uma guerra civil devastadora. A equipe da nave Serenity, um grupo de mercenários intergalácticos comandados pelo Capitão Malcolm Reynolds (Nathan Fillion), sobrevive do transporte de carga e pequenos trambiques. Quando eles aceitam transportar o Dr. Simon Tam (Sean Maher) e sua misteriosa irmã River (Summer Glau), acabam se envolvendo numa intriga muito maior do que estão acostumados. Os passageiros estão sendo perseguidos pelos dois adversários e logo todo o universo estará atrás da Serenity. Mas o Capitão Malcolm não pretende se render com facilidade e fará de tudo para proteger a sua preciosa carga.

CINE BELAS ARTES
23h15 SBT - Gran Torino
(EUA, 2008) [HD]
Direção: Clint Eastwood
Roteiro
: Nick Schenk. Elenco: Brian Howe, Clint Eastwood, Geraldine Hughes, Cory Hardrict, Dreama Walker, Brian Haley
Sinopse: Após a morte de sua esposa Dorothy, Walt Kowalski, um ranzinza e racista veterano da Guerra da Coréia e ex-funcionário da Ford, torna-se praticamente o único morador "branco" de um bairro habitado por asiáticos da etnia hmong.
O bairro é palco de vários conflitos entre gangues de chineses, mexicanos e negros, que eventualmente envolvem pessoas alheias a violência gratuita, como o tímido jovem Thao, vizinho de Walt.
O primo de Thao, Smokie, é um dos valentões da gangue chinesa, e propõe que em troca de oferecer segurança ao primo, Thao roube o Gran Torino 1972 de Walt Kowalski.
Sem opção, Thao invade a garagem de Walt mas o velhinho está sempre alerta.