Eu Eu Eu José Lewgoy

(Brasil, 2009)
Documentário - 96 min.
Direção: Cláudio Kahns
Sinopse: Por meio de trechos da vida de José Lewgoy (1920-2003), um dos mais importantes atores brasileiros, retratam-se as várias fases do cinema e da televisão do país. Original de uma pequena cidade do interior do Sul do Brasil – Alfredo Chaves, atual Veranópolis –, o ator teve uma rara trajetória internacional. Percorreu das chanchadas da Atlântida ao cinema francês dos anos 50, do Cinema Novo com Glauber Rocha e Fitzcarraldo (1982) de Werner Herzog às novelas da Rede Globo.

SÁBADO 07.09.13

CORUJÃO
2h50 Globo - A Outra Face
(Face/Off, EUA, 1997)
Direção: John Woo
Elenco: John Travolta (Sean Archer / Castor Troy), Nicolas Cage (Castor Troy / Sean Archer), Joan Allen (Dra. Eve Archer), Alessandro Nivola (Pollux Troy), Gina Gershon (Sasha Hassler), Dominique Swain (Jamie Archer), Nick Cassavetes (Dietrich Hassler)
Sinopse: Sean Archer (John Travolta), um agente especial do FBI, vê seu filho ser morto por balas destinadas a ele, disparadas por Castor Troy (Nicolas Cage), um terrorista psicopata. Por seis anos o agente tentou capturá-lo e, quando consegue, descobre que uma grande explosão está para acontecer em Los Angeles por obra do criminoso, que, logo depois, devido a um acidente, entra em coma profundo. Assim, Sean Archer, utilizando uma técnica revolucionária, troca de rosto com Castor Troy, para conseguir com o irmão (Alessandro Nivola) deste a localização da bomba. Mas o criminoso sai do coma, e agora ele tem o rosto do agente do FBI Sean Archer.
Bastidores: - Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhores Efeitos Sonoros.
CINE AVENTURA
17h45 Record - Papai Bate Um Bolão
(Kicking & Screaming, EUA, 2005)
Direção: Jesse Dylan
Elenco
: Robert Duvall, Will Ferrell, Musetta Vander, Josh Hutcherson, Mike Ditka
Sinopse: Quando o elegante Phil (Will Ferrell) se torna o técnico do time de futebol de seu filho de 10 anos, sua filosofia é "não importa o resultado, o importante é competir". Porém, ele não contava que encontraria pelo caminho seu rabugento e competitivo pai, Buck (Robert Duvall) treinando um time rival, considerado o melhor do campeonato.
Agora, Phil tem duas tarefas: provar para seu pai que ele se tornou um vencedor e conquistar o time de seu filho. Antes que ele leve um cartão vermelho.

TOP CINE
22h20 Band – Predadores
(Predators, EUA, 2010)
Direção: Nimrod Antal
Elenco: Adrien Brody, Walton Goggins, Alice Braga, Topher Grace, Oleg Taktarov, Laurence Fishburne.
Sinopse: Royce (Adrien Brody), Isabelle (Alice Braga), Edwin (Topher Grace), Cuchillo (Danny Trejo), Stans (Walton Goggins), Nikolai (Oleg Taktarov), Hanzo (Ozawa Changchien) e Mombasa (Mahershalalhashbaz Ali) são jogadas de paraquedas em uma selva desconhecida, sem saberem o motivo. Eles não se conhecem, mas logo percebem que precisam se unir para sobreviver. Em busca de um meio de sair do local, o grupo descobre que está na verdade em outro planeta. Para piorar ainda mais a situação, eles logo percebem que estão sendo caçados por um ser alienígena altamente mortal.
CINE BELAS ARTES
23h45 SBT - Hora de Recomeçar
(Danielle Steel´s Safe Harbor, EUA, 2007) - feito para a TV
Direção: Bill Corcoran
Elenco: Melissa Gilbert, Brad Johnson, Liana Liberato, Idalis de Leon
Sinopse: Afastada da vida social desde a morte do marido e do filho bipolar numa explosão, a francesa Sophie se refugia com a filha adolescente, Pip, numa casa no litoral. Consumida pela depressão, Sophie não percebe que Pip também se sente só. Quando a garota conhece o também solitário Matt, na praia, nasce uma amizade e uma esperança de dias mais felizes para os três.

SESSÃO DA TARDE

SESSÃO DA TARDE
16h Globo - Clockstoppers: O Filme
(EUA, 2002) Exibição em HD
Direção: Jonathan Frakes
Elenco: Jesse Bradford, French Stewart, Paula Garcés, Michael Biehn, Robin Thomas, Garikayi Mutambirwa, Julia Sweeney, Lindze Letherman, Jason Winston George, Linda Kim, Ken Jenkins, Esperanza Catubig, Jennifer Manley, Scott Thomson, Deborah Rawlings
Sinopse: O jovem adolescente Zach vive reclamando que seu pai não tem tempo pra ele! O pai, um professor universitário e revisor de projetos científicos, culpa o trabalho! Zach quer um carro e seu pai, como estava indo viajar, pede pra que ele espere sua volta pra decidirem sobre a compra. Na ausência do pai, Zach vai até o laboratório e acaba encontrando um relógio estranho, que faz parar o tempo! Parecia pura diversão para o garoto mas os interessados nesta inovação tecnológica (não estão querendo brincar...!), e sequestram seu pai para finalizar o projeto. Agora Zach terá que repensar suas atitudes e juntos com seus amigos planejar algo para salvar seu pai e sua família!!!

QUINTA 05.09.13

CORUJÃO
3h55 Globo - A Lula e a Baleia
(The Squid and the Whale, EUA, 2005)
Comédia - 81 min.
Direção: Noah Baumbach
Roteiro
de Noah Baumbach. Produzido por Wes Anderson, Charlie Corwin, Clara Markowicz e Peter Newman para a Seven Hills Pictures / Original Media / Destination Films / American Empirical Pictures / InterAL Inc. / Peter Newman/Interal Productions / Squid and Whale Inc. / Andrew Lauren Productions / Ambush Entertainent. Música de Britta Phillips e Dean Wareham. Elenco: Jeff Daniels (Bernard Berkman), Laura Linney (Joan Berkman), Jesse Eisenberg (Walt Berkman), Owen Kline (Frank Berkman), Halley Feiffer (Sophie), Anna Paquin (Lili), William Baldwin (Ivan), David Benger (Carl), Adam Rose (Otto), Henry Glovinsky (Lance), Eli Gelb (Jeffrey), Peter Newman (Sr. Greenberg), Peggy Gormley (Sra. Greenberg), Greta Kline (Greta Greenberg).
Sinopse: Nova York, 1986.Bernard Berkman (Jeff Daniels) é escritor e professor de literatura. Casado com Joan há 17 anos, tem dois filhos: Walt, de 16 anos, e Frank/Picles, de 12.
O casamento de Bernard e Joan está em crise há anos, desde que Joan teve um caso com um vizinho, o psiquiatra Richard.
O filme começa numa quadra de tênis, num jogo de duplas. De um lado da quadra estão Bernard e Walt; do outro, Joan e Frank.O que poderia ser um divertido passatempo familiar torna-se um jogo nervoso e tenso, e acaba numa dura discussão entre Bernard e Joan.
Joan (Laura Linney) é a esposa de Bernard. Influenciada pela obra do marido, começou a escrever profissionalmente e teve um artigo publicado no The New Yorker com boa repercussão. Ao contrário da carreira do marido, que não consegue publicar nada há anos, o futuro da carreira de Joan parece ser promissora. Joan tem uma vida amorosa complicada, com vários relacionamentos extra-conjugais, que, juntamente com certo ciúme profissional, acabaram levando à separação.
Bernard e Joan decidem por uma Custódia Conjunta dos filhos, o que significa que Walt e Frank ficariam metade dos dias da semana na casa de Bernard e na outra metade dos dias na casa de Joan. Só falta decidir o que fazer com o gato.
Frank (Owen Kline) é um estudante adolescente em fase de descobertas e experiências do funcionamento da sua sexualidade. Sonha em ser tenista profissional e tem aulas de tênis com Ivan, o novo namorado de sua mãe. Ao contrário de seu irmão Walt, Frank prefere ficar na casa da mãe.
Walt (Jesse Eisenberg) admira o trabalho do pai e é metido a intelectual. Entra num concurso de jovens talentos dizendo-se compositor da canção Hey You, que na verdade é um sucesso do Pink Floyd. Ganha o concurso mas é desmascarado por um professor que descobre a fraude. Walt tem um caso romântico com a estudante Sophie mas fica indeciso quando Lili, aluna de Bernard, vai morar num quarto na casa do pai dele.
Walt tem uma recordação de infância: uma visita num museu de história natural onde estão expostas uma baleia e uma lula em conflito.
Estreou em São Paulo no dia 14 de abril de 2006.
Notas da Crítica:

3 NOTAS 10
Marco Antonio Barbosa, Jornal do Brasil: 3/3
Sérgio D. Branco, Premiere: 5/5
Sérgio Nunes, Cinequanon: 5/5

14 NOTAS 8

Airton Minoru Shinto, Shintocine: 8/10
Alessandro Giannini, SET: 8/10
Alysson Oliveira, Cinequanon: 4/5
Carlos Dunham, Sobrecarga: 4/5
Chico Fireman, Filmesdochico: 4/5
Edgar Olimpio de Souza, Boca a Boca: 4/5
Elie Politi, Cinequanon: 4/5
João Lopes, Premiere: 4/5
Marcelo Hessel, Cinequanon: 4/5
Miguel Barbieri Jr., VEJA SP: 4/5
Miguel Somsen, Premiere: 4/5
Paulo Roberto Selbach Junior, Baú de Filmes: 8/10
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 4/5
Rui Pedro Tendinha, Premiere: 4/5

5 NOTAS 7,5

Ana Paul, Multiply: 3/4
Christian Petermann, Guia da Folha: 3/4
Kleber Mendonça Filho, Cinemascopio: 3/4
Sérgio Rizzo, Guia da Folha: 3/4
Suzana Amaral, Guia da Folha: 3/4

1 NOTA 7

Daniel Pilog, Pilog: 7/10

11 NOTAS 6

A. Pascoalinho, Premiere: 3/5
Angélica Bito, Cinequanon: 3/5
Cid Nader, Cinequanon: 3/5
Fábio Yamaji, Cinequanon: 3/5
Francisco Ferreira, Premiere: 3/5
João M. Tavares, Premiere: 3/5
José V. Mendes, Premiere: 3/5
Marcelo V., Multiply: 3/5
Maria do Carmo Piçara, Premiere: 3/5
Rui Brazuna, Premiere: 3/5
Vitor Moura, Premiere: 3/5


1 NOTA 5
Filipe Furtado, Anotações de Um Cinéfilo: 2/4

3 NOTAS 4

Cesar Zamberlan, Cinequanon: 2/5
Cláudio Szynkier, Paisà: 2/5
Érico Fuks, Cinequanon: 2/5

1 NOTA 2,5

Pedro Butcher, Guia da Folha: 1/4

ÍNDICE NC: 6,98 (38)

CLUBE DO FILME
22h TV Cultura - FALE COM ELA
(Hable con ella, Espanha, 2002)
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Javier Cámara (Benigno Martín), Darío Grandinetti (Marco Zuluaga), Leonor Watling (Alicia), Rosario Flores (Lydia González), Mariola Fuentes (Rosa), Pina Bausch (bailarina do Café Müller)
Sinopse: Benigno é um enfermeiro que mora em frente a uma academia de balé, comandada por Katerina Bilova. Ele fica frequentemente na janela da sua casa vendo, com especial atenção, uma das estudantes de Katerina, Alicia Roncero, por quem está apaixonado. Benigno chega ao ponto de marcar uma consulta com o pai dela, um psiquiatra que tem um consultório na própria casa, só para ter uma chance de falar com Alicia. Lá, Benigno entra no quarto dela e olha o recinto com admiração. Acaba roubando um prendedor de cabelos dela.
O destino dos dois se traçam depois que Alicia sofre um acidente de carro que a deixa em um coma. Ela é internada no hospital onde Benigno trabalha e ele passa a cuidar dela.Benigno fala com ela o tempo todo, movido por um misto de fé e amor, pois crê que de alguma forma ela consegue ouvi-lo.
"O filme abre com uma apresentação de Pina Bausch que dá o tom do que está por vir. É uma "dança" complexa de identidades que competem e se fundem e que raramente permitem que os personagens se dirijam uns aos outros em pé de igualdade. As reações contrastantes - uma aparenta ser histérica e a outra, quase alheia - dos dois protagonistas masculinos ao balé de Bausch indicam que estamos entrando em um mundo de motivações, ações e reações subjetivas" (1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer)
Bastidores: Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original (Pedro Almodóvar). Indicado também como Melhor Direção (Pedro Almodóvar)

QUARTA 04.09.13






MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NA CULTURA
22h45 TV Cultura - Katyn
(Polonia, 2007)
Direção: Andrzej Wajda
Elenco: Andrzej Chyra, Maja Ostaszewska, Artur Zmijewski, Danuta Stenka, Jan Englert
Sinopse: O filme é um relato histórico que descreve o famoso e triste massacre de Katyn, na Rússia. No  início da Segunda Guerra Mundial, meses depois da invasão nazista na Polônia, em 1939, milhares de prisioneiros de guerra poloneses são mantidos sob custódia na Rússia e enviados a campos de concentração. Andrzej está entre esses oficiais, que se recusa a fugir com a esposa Anna, para honrar seu serviço com o exército.
Anna, assim como outras mulheres que tiverem seus maridos perdidos na guerra, vive o drama da falta de notícias concretas sobre Andrzej. Ela não acredita nas evidências que ele tenha sido assassinado. Até que, em 1943, são descobertas grandes covas coletivas na floresta de Katyn.

TELA MÁXIMA
23h15 Record - O Grande Anjo Negro
(Dark Angel, EUA, 1990)
Direção: Craig R. Baxley
Elenco
: Dolph Lundgren, Brian Benben, Betsy Brantley, Matthias Hues, David Ackroyd, Jim Haynie, Kevin Paige, Robert Prentiss, Michael J. Pollard, Jesse Vint, Jay Bilas
Sinopse: Jack Caine (Lundgren) é um policial de Houston, durão e instintivo. Ele perde seu parceiro numa operação contra o tráfico. O FBI o encarrega do caso e arranja um novo parceiro, Smith (Benben). Quando fazem a análise do local do crime, acham a arma do massacre. Mas não é algo conhecido para eles e estarão lidando com alguém de outro mundo.

CINEMA NA MADRUGADA
1h10 Band - Seu Marido e Minha Mulher
(Waking Up In Reno, EUA, 2001)
Direção: Jordan Brady
Elenco: Natasha Richardson, Billy Bob Thornton, Patrick Swayze, Charlize Theron, Billy O'Sullivan
Sinopse: Em Little Rock, Arkansas, Lonnie Earl e Dariene formam um casal de comerciantes de carros. Eles são grandes amigos de Roy, um sujeito simpático e de excelente caráter e de sua esposa Candy, uma mulher atraente e explosiva que está louca para engravidar.
Quando o quarteto decide fazer uma viagem do Arkansas até Reno, em Nevada, surge uma revelação surpreendente: Lonnie e Candy estão tendo um caso. O ingênuo Roy fica desesperado, ainda mais porque a esposa Darlene foge com seu cartão de crédito e começa a gastar tudo o que tem direito. Enquanto isso, o sonho de Candy de engravidar faz com que sua relação extraconjugal com Lonnie ganhe uma nova dimensão.


ROCK IN RIO
LINE-UP PALCO MUNDO
JOTA QUEST
JESSIE J
ALICIA KEYS
JUSTIN TIMBERLAKE

Meu País

SESSÃO BRASIL
(Brasil, 2011)
Direção: André Ristum
Elenco: Rodrigo Santoro, Cauã Raymond, Débora Fallabela, Paulo José, Anita Caprioli
Sinopse: Marcos Bonelli é um jovem brasileiro que vive em Roma, onde trabalha como executivo numa grande empresa e que devido às pesadas responsabilidades de seu cargo acabou afastando-se de sua terra natal e de sua família. Ele casou-se com a italiana Giulia, filha de seu sócio Giorgio.
Armando é o patriarca dos Bonelli, um homem rico mas atormentado por um sonho, uma imagem que não lhe sai da cabeça: a dos três filhos unidos, brincando na beira da praia, despreocupados e cheios de vida. A imagem, apesar de trazer boas recordações, é carregada de melancolia, pois os anos se passaram e a história de Marcos, Tiago e Manuela tomaram rumos diferentes.
Armando ficou viúvo recentemente, e vive com o filho Tiago e a cadela Bibi numa mansão em São Paulo. Tiago divide com Armando a administração dos bens da família, mas seu vício em jogos de cartas pode colocá-lo em uma situação delicada.
Manuela, fruto de um relacionamento extraconjugal de Armando, está internada numa clínica de recuperação de deficientes intelectuais. Com 24 anos mas idade mental de uma criança, ela passa os dias fazendo bolhas de sabão e tentando compreender o mundo à sua volta. No estágio de sua doença, a reintegração à família pode ser a única oportunidade de uma melhora de seu quadro clínico.
O celular de Marcos toca na Itália. É Tiago, informando que o irmão precisa voltar com urgência para o Brasil, pois o pai deles, Armando, teve um derrame.
Bastidores: - Exibido no Festival de Cinema de Paulínia
- Selecionado para o Festival de Cinema de Brasília


SEGUNDA 02.09.13

DOMINGO MAIOR
0h35 Globo - A Morte e a Vida de Bobby Z
(The Death and the Life of Bobby Z, EUA/Alemanha, 2006)
Ação - 97'
Direção: John Herzfeld
Elenco: Paul Walker, Laurence Fishburne, Olivia Wilde, Jason Flemyng, Keith Carradine
Sinopse: Tim Kearney (Paul Walker) está preso e foi jurado de morte. Sem esperança de sobreviver, ele é salvo por sua semelhança física com o lendário traficante californiano Robert Zacharias, mais conhecido como Bobby Z (Jason Lewis). O detetive Tad Gruzsa (Laurence Fishburne) aposta nesta semelhança para oferecer Kearney, como se fosse Bobby Z, em uma troca por seu parceiro, que é mantido preso. Quando Kearney percebe qual é o verdadeiro plano de Gruzsa ele busca um meio de se livrar desta enrascada.


SESSÃO DA TARDE
16h Globo - MENINAS MALVADAS 2
(Mean Girls 2, EUA, 2011)
Direção: Melanie Mayron
Elenco: Meaghan Martin, Maiara Walsh, Jennifer Stone, Nicole Gale Anderson, Claire Holt, Diego Boneta
Sinopse: Johanna "Jo" Mitchell é uma veterana que vive com o pai, um piloto de corrida da NASCAR. Ela começa o último ano de escola com apenas uma regra: evitar os conflitos femininos. Após perceber que a jovem Abby  está sofrendo nas mãos da "abelha rainha" da escola, ela resolve colocar tudo em jogo e enfrentar as garotas malvadas.

TELA QUENTE
22h20 Globo -  NA MIRA DA MORTE
(White Swan, EUA, 2012)
Direção: Sofya Skya/Robert Crombie
Elenco: Sofya Skya, Christian Slater, Angus Macfadyen, Joe Basile, Cole Hauser, Marianna Khalifman
Sinopse:  Uma bailarina russa é perseguida pela máfia depois que seu marido americano é morto. Depois do sumiço de alguns documentos importantes, ela é acusada e presa por policiais corruptos. Quando volta à liberdade, sua filha é seqüestrada e a bailarina é obrigada a lutar com todas as forças que tem por quem mais ama. Tudo se torna ainda mais complicado quando ela descobre que a ameaça vem de alguém muito próximo.

DOMINGO 01.09.13

CINEMA NA MADRUGADA
0h55 Band - Corações Apaixonados
(Playing by Heart, EUA/Itália, 1998)
Direção: Willard Carroll.
Elenco: Ellen Burstyn, Sean Connery, Anthony Edwards, Angelina Jolie, Jay Mohr, Ryan Phillippe, Dennis Quaid, Gena Rowlands, Jon Stewart, Madeleine Stowe, Christian Mills, Kellie Waymire e Patricia Clarkson.
Sinopse: Paul e Hannah estão juntos há quarenta anos, mas alguns fantasmas do passado precisam ser afugentados. Mark, o filho de Mildred, está morrendo de Aids e, neste momento angustiante, ela se sente mãe como há muito tempo não acontecia. Gracie é uma mulher que sempre trai o marido com Roger, que também é casado, mas no fundo tal situação não lhe agrada. Meredith, uma diretora de teatro, conhece Trent, que pode se tornar seu novo amor. Joan é uma extrovertida jovem que conhece em uma discoteca Keenan, por quem se apaixona perdidamente, mas enquanto se mostra decidida em fazer qualquer coisa para conquistá-lo ele teme em se apaixonar. Unindo todos esses fatos há um denominador comum, e como um quebra-cabeças, ele só pode ser visto quando todas as peças estiverem juntas.



TEMPERATURA MÁXIMA
12h30 Globo - A PRINCESA E O SAPO
(Princess And The Frog, EUA, 2009)
Direção: Ron Clements e John Musker
Sinopse: Nos anos 20, Tiana é uma bela jovem afro-americana que vive em um encantador bairro francês na lendária cidade de Nova Orleans, berço do jazz. Ela trabalha como garçonete, juntando o máximo de dinheiro possível para realizar o sonho de abrir um restaurante próprio.
Para conseguir a quantia necessária para que possa enfim alugar o imóvel de seus sonhos, ela aceita trabalhar na festa realizada por Charlotte LaBouff, sua amiga de infância. Charlotte deseja conquistar o príncipe Naveen, que acaba de chegar à cidade. Entretanto, um incidente faz com que Tiana troque de roupa e, no quarto de Charlotte, use um de seus vestidos. É quando surge um sapo, anunciando ser um príncipe e pedindo a Tiana que lhe conceda um beijo, para que o feitiço nele aplicado seja quebrado. De início Tiana acha a ideia repugnante, mas aceita ao receber a promessa do príncipe de que conseguirá para ela a quantia necessária para concretizar o aluguel. Só que, ao beijá-lo, ao invés dele se tornar humano novamente, é Tiana quem se transforma em sapo.
Do coração dos místicos pântanos da Louisiana e às margens do poderoso rio Mississippi chega uma história de amor inesquecível, com a participação de um crocrodilo trompetista, do vaga-lume Ray, do vilão feiticeiro, o dr. Facilier, e toques de Mama Odie, rainha vudu e os encantos da cultura Cajun.
Bastidores: Indicado aos Oscars de Melhor Longa Metragem de Animação e Melhor Canção ("Almost There" e "Down in New Orleans", de Randy Newman).
TELA MÁXIMA
23h15 Record - A Dinastia do Dragão
(Dragon Dynasty, EUA, 2006)
Direção: Matt Codd
Elenco: Federico Castelluccio, Aaron Hendry, Dion Basco, Stana Katic, Peter Kwong, James Hong, Velizar Binev, Vladimir Dimitrov, Suzette Kolaga
Sinopse: Primeiro explorador europeu a chegar na China, ele é amigavelmente recebido pelo Imperador local e planeja retornar ao seu país com a novidade sobre o “novo” império do oriente. Mas, um diabólico mago não gosta da idéia e envia dois dragões para impedí-lo de alcançar seus objetivos.