SÁBADO 06.07.13

MATINÊ CULTURA
17h TV Cultura - O Menino Maluquinho
(Brasil, 1994)
Direção: Helvécio Ratton
Elenco: Luiz Carlos Arutin, Teuda Bara, Roberto Bomtempo, Samuel Costa, Edyr de Castro, Vera Holtz, Fernanda Guimarães Miranda, Tonico Pereira, Patrícia Pillar, Hilda Rebello, João Romeu Filho
Sinopse: Maluquinho é um menino brincalhão, levado, esperto e alegre. No fim dos anos 60, ele vive as suas aventuras com a turma da escola e da rua: corridas de rolimã ladeira abaixo, as pequenas e cotidianas travessuras, as conversas com Irene, que é empregada, babá e amiga do menino... A família passa por alguns problemas - a separação dos pais e a morte do avô - e Maluquinho precisará aprender a lidar com isso.
CINE MAIOR
17h30 Record - Nanny McPhee e as Lições Mágicas
(Nanny McPhee and the Big Bang, EUA, 2010)
Direção: Susanna White
Elenco: Emma Thompson, Rhys Ifans, Maggie Gyllenhaal, Asa Butterfield, Lil Woods, Oscar Steer, Ewan McGregor, Eros Vhalos, Rosie Taylor-Ritson, Ralph Fiennes, Maggie Smith, Sam Kelly, Sinead Matthews, Katy Brand, Bill Bailey, Nonso Anozie, Daniel Mays, Ed Stoppard, Toby Sedgwick
Sinopse: Isabel Green (Maggie Gyllenhaal) é uma mãe de três filhos bagunceiros, os irmãos Norman Green (Asa Butterfield), Vincent Green (Oscar Steer) e Megsie Green (Lil Woods) que esperam a chegada de seu pai que está na guerra, e, enquanto Phil Green (Rhys Ifans) tenta comprar a fazenda. Os dois primos mimados da cidade, Cyril Gray (Eros Vlahos) e Celia Gray (Rosie Taylor-Ritson) vão para a fazenda de Isabel e estabelecem uma guerra contra os irmãos Green. A Babá McPhee (Emma Thompson) tenta ajudá-los com as suas cinco lições mágicas.

CINE BELAS ARTES
23h45 SBT - Mickey Olhos Azuis
(Mickey Blue Eyes, EUA, 1999)
Direção: Kelly Makim
Elenco: Hugh Grant, James Caan, Jeanne Tripplehorn, Burt Young
Sinopse: Administrador de uma casa de leilões em N.Y, o inglês Michael Felgate se apaixona pela bela filha do mafioso italo-americano Frank Vitale. Ela recusa o convite de casamento de Michael, mas o pai o quer nos negócios da "família".

QUINTA 04.07.13


CORUJÃO
4h10 Globo - O Encanto das Fadas(Fairytale: A True Story, Inglaterra/EUA, 1997)
Direção: Charles Sturridge
Elenco
: Elizabeth Earl, Florence Hoath, Harvey Keitel, Peter O'Toole, Jason Salkey, Lara Morgan, Adam Franks, Guy Witcher, Joseph May, John Bradley, Anna Chancellor, Leonard Kavanagh
Sinopse: Baseado em fatos verídicos, esta é a estória de duas meninas que, sem nenhuma explicação, possuem a habilidade de tirar fotos de seres alados conhecidos como fadas. Tal fato causa uma grande comoção em toda a Inglaterra, durante a Primeira Guerra Mundial. Todos, com exceção das meninas que acham tudo completamente normal, ficam embasbacados com a descoberta desta prova fotográfica de que as fadas realmente existem. Até mesmo o grande Sir Arthur Conan Doyle e o ilusionista Harry Houdini aparecem para conhecer as meninas.

CINE BELAS ARTES
23h15 SBT - A Fantástica Fábrica de Chocolate
(Willy Wonka the Chocolate Factory, EUA, 1971)
Direção: Mel Stuart
Elenco: Gene Wilder, Jack Albertson, Roy Kinnear, Julie Down Cole, Leonard Stone, Denise Nickerson, Dodo Denney
Sinopse: Charlie Bucket é um menino pobre, muito educado e trabalhador (entregador de jornais). Ele encontrou um dos "bilhetes dourados" que dão direito a visitar a fábrica de chocolates Wonka, misteriosa por nunca alguém ter ido lá antes. Charlie e seu avô Joe e mais quatro crianças com seus acompanhantes adultos conhecem a fábrica com o Sr. Wonka, incluindo os Oompas Loompas, os operários responsáveis pela fabricação do delicioso chocolate de Willy Wonka. Durante o passeio, as crianças, ao mesmo tempo em que mergulham de cabeça nos seus desejos, pagam um preço por isso, pois pensando melhor a analogia mais perfeita não é com a Terra de Oz, mas com o Jardim do Éden: encantador, mas território da serpente.
Somente Charlie termina a visita e como prêmio, recebe a fábrica de presente.

SESSÃO DA TARDE
16h10 Globo - A Fuga das Galinhas
(Chicken Run, EUA, 2000) [HD]
Direção: Peter Lord e Nick Park.
Com as vozes na versão original de Mel Gibson (Rocky), Julia Sawalha (Ginger), Miranda Richardson (Mrs. Tweedy), Tony Haygarth (Mr. Tweedy), Jane Horrocks (Baba), Imelda Staunton (Bunty), Benjamin Whitrow (Fowler), Lynn Ferguson, Timothy Spall e Phil Daniels.
Sinopse: Na década de 50, numa granja inglesa em Yorkshire, a galinha Ginger busca incessantemente um meio de conseguir escapar do fim trágico que seus donos, o sr. e a sra. Tweedy reservaram para ela e seus semelhantes. Os planos de fuga das galinhas se intensificam com a morte da galinha Edwina, que depois de não produzir ovos por uma semana foi degolada e assada. Após várias tentativas frustradas, muitos túneis e disfarces que invariavemente acabavam com Ginger indo parar de castigo num confinamento dentro da churrasqueira cheia de carvão, surge na granja o galo americano Rocky, com uma ambiciosa promessa: ensinar como voar às galinhas. Em troca das aulas de vôo, as galinhas esconderiam Rocky do seu patrão, o dono de um circo.
Enquanto isso, a ambiciosa sra. Tweedy, descontente com os lucros minúsculos da produção de ovos, decide investir numa máquina que faz tortas de galinha, que em breve entrará em operação e irá dizimar toda a população do local. O desconfiado sr. Tweedy escolhe Ginger para inaugurar a máquina. Rocky, corajosamente salva a galinha e sabota a máquina, dando uma sobrevida a todas na granja. Na manhã seguinte, porém, quando estava marcada a primeira demonstração prática de vôo de Rocky como ele fazia no circo, o galo desaparece deixando somente um pedaço de cartaz do circo que mostrava que na verdade ele voava impulsionado por um canhão. Com a ajuda de dois ratos comerciantes de bugigangas interessados nos ovos das galinhas, a experiência em vôo do galo militar Fowler, que serviu na Real Força Aérea, o gênio criativo da galinha Mac e a coordenação de Ginger, as galinhas constroem um caça aéreo para atravessar a cerca de arame farpado da granja. Enquanto isso, o sr. Tweedy termina de consertar a máquina de tortas e a sra. Tweedy decide exterminar toda a população da granja.
Tagline: "Escape or Die Frying."Bunty (Imelda Staunton)Fetcher (Phil Daniels)Fowler (Benjamin Whitrow)Ginger (Julia Sawalha)Mac (Lynn Ferguson)Mr. Tweedy (Tony Haygarth)Mrs. Tweedy (Miranda Richardson)Nick (Timothy Spall)Rocky (Mel Gibson)

QUARTA 03.07.13

CORUJÃO
3h05 Globo - Zona de Perigo
(Danger Zone, Canadá, 1996)
Direção: Allan Eastman
Elenco: Cary H. Tagawa, Robert Downey Jr., Billy Zane, Ron Silver
Sinopse: Engenheiro de minas americano se envolve em guerra civil e conspiração internacional em um país Africano.

SESSÃO DA TARDE
15h55 Globo - PORTA DO CÉU
(Heaven's Door, EUA, 2012)
Direção: Craig Clyde
Elenco: Charisma Carpenter, Dean Cain, Kirstin Dorn, Joanna Cassidy, Tommy Duane Lister, Edward Herrmann
Sinopse: Uma jovem descobre um misterioso portal para o céu. Por conta disso, adquire poderes que usará para ajudar a comunidade onde vive, mas para isso terá que lidar com um sacrifício inesperado.

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NA CULTURA
22h45 TV Cultura - Enquanto o sol não vem
(Parlez-moi de La Pluie, França, 2008)
Direção: Agnès Jaoui
Elenco: Jean-Pierre Bacri, Jamel Debbouze, Agnès Jaoui, Pascale Arbillot, Guillaume De Tonquedec, Frédéric Pierrot
Sinopse: Uma jovem feminista e importante figura política na França vai passar dez dias na casa de sua família, no Sul do país europeu. O local nunca a agradou e o motivo desta viagem é apenas para ajudar sua irmã a cuidar da mãe. Lá ela acaba convivendo com o cunhado e sobrinhos, além de uma governanta que acompanha a família desde que deixou a Argélia. O filho desta empregada e seu amigo, um cineasta sem expressão, decidem fazer um documentário sobre a visitante, para uma série de filmes sobre mulheres bem-sucedidas. Pelo carinho que a idealista tem pela doméstica argelina, ela aceita a proposta.

Tapete Vermelho

(Brasil, 2006).
Comédia - 100 min.
Direção: Luiz Alberto Pereira.
Roteiro de Luiz Alberto Pereira e Rosa Nepomuceno. Produção: Ivan Teixeira e Vicente Miceli para a LAPFILME Produções Cinematográficas Ltda.. Elenco: Matheus Nachtergaele (Quinzinho), Vinícius Miranda (Neco), Gorete Milagres (Zulmira), Rosi Campos (Maria), Aílton Graça (Mané Charreteiro), Jackson Antunes (Gabriel), Paulo Betti (Aparício), Débora Duboc (Sebastiana), Paulo Goulart (Caminhoneiro), Cássia Kiss (Tia Malvina), Cacá Rosset (Dono de cinema), Yassir Chediak (Seu Renato), Fernanda Ventura (Benedita), Manoel Messias (Adão), André Ceccato (Gumercindo), Martha Meola (D. Rosa), Cacá Amaral (Seu Marcolino), Cid Maomé (Zé Pirambêra), Delmon Canuto (Alberico), Duda Mamberti (Turco do armarinho), José Antônio Nogueira (Ico), Zé Mulato (Violeiro no Bar do Ico), Cassiano (Violeiro no Bar do Ico)
Sinopse: Quinzinho (Matheus Nachtergaele) é um sitiante do interior paulista que não esquece o quanto gostava dos filmes de Mazzaropi, que ele viu quando menino. No aniversário do filho, decide que o melhor presente é levá-lo para assistir a um filme do comediante no cinema. A família toda se põe na estrada e descobre que os cinemas estão acabando. E que o País tem uma porção de outros problemas.
Estréia: 14/04/2006
Notas da Crítica:
Kleber Mendonça Filho, Cinemascopio: 2,5/4
Sérgio Alpendre, Paisà: 3/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 3/5
Érico Fuks, Cinequanon: 3/5
Fábio Yamaji, Cinequanon: 3/5
Angélica Bito, Cinequanon: 3/5
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 3/5
Miguel Barbieri Jr., VEJA SP: 2/5
Chico Fireman, Filmes do Chico: 2/5
Cesar Zamberlan, Cinequanon: 2/5
Cid Nader, Cinequanon: 2/5
Elie Politi, Cinequanon: 2/5
Carlos Massari, Cinéfilos On Line: 4/10
ÍNDICE NC: 5,09/13



SEGUNDA 01.07.13



CORUJÃO
3h10 Globo - Mulheres Perfeitas(The Stepford Wives, EUA, 2004)
Direção: Frank Oz
Elenco: Nicole Kidman, Bette Midler, Matthew Broderick, Christopher Walken, Faith Hill , Glenn Close
Sinopse: Joanna (Nicole Kidman) é uma executiva publicitária bem-sucedida que, após o fracasso de um reality show idealizado por ela, é demitida e sofre um colapso nervoso. Para que ela possa descansar seu marido Walter (Matthew Broderick) a leva para o condomínio Stepford, localizado no subúrbio de Connecticut, juntamente com seus dois filhos. O lugar é um encanto: casas gigantes, paredes brancas e de gramados verdinhos. Tranqüilo e sem perigo algum, é o lugar perfeito para eles recomeçarem a vida – e também o casamento em crise. Tudo ia bem até que depois de várias tentativas de ser como as demais mulheres da vizinhança, Joanna começa a desconfiar que há algo de errado no comportamento das pessoas dali, já que as mulheres parecem não ter vida própria, desejando apenas agradar a seus maridos, e estes com o estranho costume de se trancar em um casarão todos os dias ao melhor estilo "Clube do Bolinha". Joanna então inicia uma investigação junto com as duas únicas pessoas que pareciam normais por ali: Bobbie Markowitz (Bette Midler), uma escritora relaxada e que vai contra tudo o que se vê em Stepford, e Roger Bannister (Roger Bart), um homossexual famoso em busca de seu espaço.
Remake de The Stepford Wives (1975, de Bryan Forbes)

SESSÃO DA TARDE
15h50 Globo - CARTAS PARA JULIETA
(Letters to Juliet, EUA, 2010)
Direção: Gary Winick
Elenco: Amanda Seyfried, Vanessa Redgrave, Gael García Bernal, Christopher Egan, Franco Nero, Lidia Biondi, Milena Vukotic.
Sinopse: Jovem americana viaja para Verona, Itália, a famosa e inspiradora cidade onde foi criada a personagem Julieta Capuleto - sim, aquela da clássica obra "Romeu e Julieta". É neste local que ela descobre um grupo de pessoas que costuma responder às cartas - deixadas num muro - daqueles em busca de conselhos sobre o amor. A garota então responde a uma dessas cartas, datada de 1951, o que acaba inspirando a autora a viajar para a Itália em busca daquele que sempre foi sua verdadeira paixão. O fato também desencadeia uma série de eventos que irá mudar a vida de todos.

CINE BRASIL

CINE BRASIL
0h15 TV Cultura - Rio Sonata
(Suíça / França, 2010)
Direção: Georges Gachot
Sinopse: Filha de Dorival Caymmi, Nana tem uma extensa herança musical. Ex- mulher de Gilberto Gil, musa de Milton Nascimento e amiga de infância de Nelson Freire, Nana é vista como uma das maiores cantoras do Brasil. O filme destaca sua personalidade, com diversos trechos e entrevistas.
As imagens que ilustram as canções de Nana remetem à tristeza, exibindo um Rio de Janeiro nublado e sombrio. Participam do documentário Maria Bethânia, Erasmo Carlos, Dorival Caymmi, João Donato, Gilberto Gil, Antônio Carlos Jobim e Milton Nascimento.



QUAL FOI A MELHOR TELA QUENTE DE JUNHO?

03.06 - Conan, o Bárbaro
10.06 - A Recruta Hollywood
17.06 - Príncipe da Pérsia - As Areias do Tempo
24.06 - A Trilha

VOTE NO SEU COMENTÁRIO!
PARTICIPE!

Retrospectiva:
Abril: 1) Homem de Ferro 2 e Salt, 9 votos; 3) Tropa de Elite 2, 4 votos; 4) O Padrasto, 1 voto; 5) Uma Noite Fora de Série, nenhum voto;
Maio: 1) Esquadrão Classe A, 6 votos; 2) Ela É Demais Para Mim, 3 votos; 3) Força G, 2 votos; 4) Quando em Roma, nenhum voto.

SEXTA 28.06.13

CORUJÃO
3h15 Globo - Dupla Personalidade
(Winter of Frozen Dreams, EUA, 1989)
Direção: Eric Mandelbaum
Elenco: Thora Birch, Keith Carradine, Brendan Sexton III, Leo Fitzpatrick
Sinopse: A verdadeira história de Bárbara Hoffman, a dupla personalidade que assustou a população de Wisconsin. Por trás de uma dedicada estudante de bioquímica, escondia-se uma prostituta e também perigosa assassina. Coube ao detetive Lulling desvendar esse estranho caso e a ligação do noivo dela no crime.

QUINTA 27.06.13

CLUBE DO FILME
22h TV Cultura - Na Época do Ragtime
(Ragtime, EUA, 1981)
Direção: Milos Forman
Elenco: James Cagney (comissário de polícia), Brad Dourif (irmão mais novo), Moses Gunn (Booker T. Washington), Elizabeth MAcGovern (Evelyn Nesbit), Kenneth MacMillan (Willie Conklin)
Sinopse: Várias tramas paralelas no início do século XX retratam a história de personagens como a corista Evelyn Nesbit, uma beldade da época, que se projeta casando com um milionário, Harry K. Thaw. Thaw ficou bastante irritado com Stanford White, um arquiteto que fez uma estátua nua que está em local público e que supostamente usara Evelyn como modelo. Quando Harry vai tomar satisfações com Stanford, que estava com vários amigos em uma "festinha", ele o ameaça dizendo que vai contar para a polícia o que acontece ali. White diz que poderia contar tudo para Rheinlander Waldo, um comissário de polícia que participava dos "festejos". Thaw sai do salão indignado, mas estava claro que o problema não tinha sido resolvido e algo muito grave ainda iria acontecer. Além disto há Tateh (Mandy Patinkin), um ex-aristocrata russo que agora é um modesto vendedor e que se torna um diretor de cinema e provoca a paixão de uma esposa conservadora, que está frustrada por aturar um marido que a trata de forma fria, e o irmão dela, um fabricante de fogos de artifício, que fica totalmente apaixonado por Evelyn.
A vida de um pianista de bar, Coalhouse Walker Jr., um afro-americano, também é afetada após sofrer humilhações e ter seus direitos ignorados pela polícia por ser negro. Como pianista, precisava ir de carro a fim de tocar com sua orquestra. No caminho, alguns bombeiros fecharam a rua e, para provocá-lo, lhe cobraram "pedágio" altíssimo. Contrariado, Walker saiu do carro, e foi chamar um guarda. O guarda veio, e Walker notou que o carro não estava mais no lugar. Os bombeiros o haviam empurrado a um quarteirão dali e deixaram o assento cheio de estrume. Walker exigiu que o guarda prendesse os provocadores, mas este recusou e pediu que o próprio Walker limpasse o assento e fosse embora. Com a recusa de Walker, o guarda prendeu o pianista por obstruir a saida do quartel dos bombeiros. Daí pra frente Walker tenta de todo modo lutar por leis de igualdade entre as raças. Mas quando sua mulher vai pedir ajuda num comício do vice-presidente e morre espancada por um dos guardas, Walker decide fazer justiça com as próprias mãos.

QUARTA 26.06.13

CORUJÃO
3h Globo - Voo 93
(Flight 93, EUA, 2006) - feito para a TV
Direção: Peter Markle
Elenco
: Jeffrey Nordling, Brennan Elliott, Kendall Cross, Ty Olsson, Colin Glazer, Laura Mennell
Sinopse: O filme se passa no dia 11 de setembro de 2001 e é baseado em fatos e em gravações telefônicas realizadas de dentro do avião, contando a história dos heróicos passageiros do vôo 93, o único a não atingir nenhum alvo pretendido pelos terroristas. Convencidos de que o avião atingiria a Casa Branca, os passageiros decidem tomá-lo e, num gesto de grandeza, conseguem derrubá-lo nos campos da Pensilvânia.


SEGUNDA 24.06.13

SESSÃO DE GALA
1h35 Globo - Os Cavaleiros do Apocalipse
(Horsemen, EUA, 2009)
Direção: Jonas Akerlund
Elenco: Dennis Quaid, Ziyi Zhang, Lou Taylor Pucci, Clifton Collins Jr, Barry Shabaka Henley, Patrick Fugit
Sinopse: Um detetive viúvo, que ainda chora a morte da esposa, descobre uma conexão perturbadora entre ele e os suspeitos de uma onda de perversos assassinatos em série. O pior é que tudo parece apontar para uma seita ligada aos quatro cavaleiros do apocalipse bíblico.


DOMINGO 23.06.13

CINE BRASIL
0h TV Cultura - Sou Feia, Mas Tô na Moda
(Brasil, 2005)
Direção: Denise Garcia
Elenco
: DJ Marlboro, Cidinho, Doca, Tati Quebra-Barraco, Gaiola das Popozudas, Deise da Injeção
Sinopse: O funk carioca está repleto de MCs e bondes formados por mulheres. No mercado dos bailes, as atrações femininas são essenciais ao sucesso da noite. Envolvidos na produção destas festas estão equipes de som, empresários, DJs, donos e funcionários de clubes, equipes de iluminação, ambulantes vendendo comidas e bebidas nos locais e muitos freqüentadores. Trata-se de uma economia sendo sustentada pelo desejo e talento de uma enorme população que vive nas favelas e subúrbios cariocas.

SUPER TELA

23h15 Record - Pânico em Alto Mar
(Open Water 2: Adrift, Alemanha, 2006)
Direção: Hans Horn
Elenco: Susan May Pratt, Ali Hillis, Cameron Richardson, Eric Dane
Sinopse: Grupo de amigos dos tempos do colégio faz viagem em alto mar em luxuoso iate. Ao pularem na água para nadar, descobrem não haver cordas ou escadas disponíveis. Em mar aberto, longe de tudo, precisam encontrar uma forma de se manter flutuando e de voltar a bordo.

SÁBADO 22.06.13

CINE AVENTURA
15h45 Record - O Homem Perfeito
(The Perfect Man, EUA, 2005)
Direção: Mark Rosman
Elenco: Amy Acker, Ben Feldman, Chris Noth, Dennis DeYoung, Heather Locklear, Hilary Duff, Mazin Elsadig
Sinopse: A adolescente Holly Hamilton (Hilary Duff) está cansada de ver sua mãe solteira, Jean (Heather Locklear), ter encontros com homens aproveitadores. Para distrair a mãe de sua última escolha ruim, Holly cria um plano perfeito para o homem perfeito: um imaginário admirador secreto que irá fazer Jean se apaixonar e aumentar sua auto-estima. Holly se enrola cada vez mais com o plano, principalmente quando usa Uncle Ben (Chris Noth) como o rosto por trás dos e-mails, bilhetes e presentes. Holly fará tudo para proteger sua mãe de outra decepção até que encontre o verdadeiro homem perfeito.

SEXTA 21.06.13

TELA DE SUCESSOS
22h45 SBT - Uma Chamada Perdida
(One Missed Call, Japão EUA Alemanha, 2008)
Direção: Eric Valette
Elenco
: Shannyn Sossamon, Edward Burns , Ana Claudia Talancón, Ray Wise, Azura Skye, Johnny Lewis, Jason Beghe, Margaret Cho, Meagan Good, Rhoda Griffis, Dawn Dininger, Ariel Winter, Sarah Jean Kubik, Raegan Lamb, Karen Beyer
Sinopse: Remake do filme de horror japonês Chakushin Ari (2003), no qual uma série de pessoas começa a receber mensagens no celular delas mesmas. O problema é que as mensagens incluem data, hora e todos os detalhes de como essas pessoas irão morrer.
Estreou no dia 18/04/2008
Notas da Crítica:
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 2/5

Rodrigo Zavala, Cineweb: 0/5