QUARTA 15.07.09

1h45 Globo
Barton Fink - Delírios de Hollywood
(Barton Fink, EUA, 1991)
Direção: Joel Coen
Elenco: John Turturro (Barton Fink), John Goodman (Charlie Meadows / Karl "Madman" Mundt), Judy Davis (Audrey Taylor), Michael Lerner (Jack Lipnick), John Mahoney (W.P. Mayhew), Tony Shalhoub (Ben Geisler), Jon Polito (Lou Breeze), Steve Buscemi (Chet), David Warrilow (Garland Stanford), Richard Portnow (Detetive Mastrionotti), Christopher Murney (Detetive Deutsch), I.M. Hobson (Derek), Meagan Fay (Poppy Carnahan), Lance Davis (Richard St. Claire), Harry Bugin (Pete)
Sinopse: Nova York, 1941. Barton Fink (John Turturro) é o dramaturgo do momento e toda a Broadway, além da imprensa, se curva ao seu talento. Como conseqüência Fink vai para Hollywood para escrever um roteiro para um filme B, que aborda a luta livre. Ele se hospeda em Los Angeles no Earle, um hotel de segunda categoria, mas o objetivo de Fink é ficar longe de tudo e todos e se concentrar no seu roteiro. Porém, ele é atingido por um bloqueio de escritor de tal natureza que não consegue escrever nada. Charlie Meadows (John Goodman), seu vizinho, um amigável vendedor de seguros, tenta ajudá-lo mas diversos acontecimentos bizarros aliados a um calor infernal surgem na vida de Barton. O ápice de tudo é quando se vê envolvido em um assassinato que deixa Barton totalmente desesperado e à beira de um ataque de nervos.
Bastidores: - Recebeu 3 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Ator Coadjuvante (Michael Lerner), Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte.
- Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Ator Coadjuvante (John Goodman).
- Ganhou a Palma de Ouro e os prêmios de Melhor Direção e Melhor Ator (John Turturro), no Festival de Cannes.




Nenhum comentário: